sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UM FINAL DE SEMANA EM CHERINGOMA


Aproveitei o final de semana longo(7 de Setembro) para visitar Inhaminga, onde por quase dois anos trabalhei entre as comunidades bem carentes através dos projectos de assistência social da Dorcas Aid International, uma ONG cristã fundada na Holanda lá vão umas duas décadas.
Entre os meus objectivos os destaques eram, (i) respirar outro ar, pois o ambiente intensamente turístico do Parque Nacional da Gorongosa onde moro e trabalho chega a cansar, (ii) rever os velhos amigos incluíndo uma parte significativa de beneficiários dos projectos com que trabalhei e que a convivência harmoniosa nos “obrigou” a tornar-nos amigos, (iii) “avaliar” as mudanças porque Cheringoma passou ao longo desses quase dois anos que não passei por lá.
Deixei Gorongosa na manhã de Sábado e me fiz à estrada. Só cheguei à sede de Cheringoma por volta das 14 horas. Depois de deixar a EN1, a estrada de terra batida que me leva à Cheringoma passando por Inhamitanga não está lá tão “carinhosa”.
Logo à entrada saltam-me aos olhos as primeiras mudanças de vulto. Cheringoma cresceu e como!
Já tem energia eléctrica dessa Cahora Bassa que agora já é nossa. Nas baracas, que antes fechavam antes das 10 da noite, a vida continua até à madrugada quando necessário. Rede de telefonia móvel. O movimentado “O Coqueiro” da mana Alice, na saída, para quem vai à Beira. O majestoso Safari(Impório), que oferece alojamento bem condigno entre outras coisas boas. Já no próximo dia 20(dia da vila) será inaugurada uma discoteca que vai concerteza animar muito mais as noites de Cheringoma.
Cheringoma cresceu mesmo!
O comboio passa por Cheriongoma regularmente trazendo da Beira e de Marromeu gente e mercadorias.
Ao fim da tarde de Sábado fui às visitas. Priorizei alguns dos idosos que não me perdoariam se depois de eu sair, viessem a saber que estive em Cheringoma e não os fui ver. Mesmo assim, pelo facto de não poder ter visto todos, sei que levo culpa no cartório. Duas irmãs idosas(na imagem) que fui visitar não se contiveram ao me ver e puseram-se em lágrimas. Fiquei sem saber oque fazer.Fiquei simplesmente sem jeito!
O centro orfanato que fazia parte do projecto Patrocínio à criança, deu lugar à um centro de treinamento. As crianças passaram para famílias substitutas onde continuam se beneficiando do projecto mas em moldes diferentes. As que se cruzaram comigo gostaram de me ver. Algumas chegaram a pensar que eu tinha voltado à Cheringoma para ficar.
O centro de formação de professores se designa agora Instituto de Formação de Professores e tem cursos de 10+1 e não 7+3 como anteriormente.
Com cerca de sete equipas, o campeonato distrital de futebol está à duas jornadas do fim e competitivo como sempre foi ainda não se tem certeza de quem será o campeão.
Visitei Cheringoma depois de a dias ter passado por lá a primeira dama Maria da Luz Guebuza. Na vila ainda se comentam os resultados da visita.
Pelas baracas(algumas) andam umas tabuletas com inscrições como FILL 08, FILL 09. Me disseram que trata-se de beneficiários do Fundo de Iniciativa Local, os famosos Sete Milhoões. Perguntei se já estavam e devolver o dinheiro emprestado e a pessoa que me acompanhada achou que não pois muitos deles tinham usado o dinheiro muito mal.
Em Cheringoma vi que o presidente Guebuza não tinha cumprido a promessa que nos fez quando em Maio de 2007 visitou o distrito. Na altura, tínhamos lhe “rogado” que entre outras questões, resolvesse o problema de água. Porque se fazia acompanhar de Felício Zacarias, ministro das Obras Públicas, nos prometeu com todas as letras que o problemas tinha os dias contados, até ao segundo semestre do ano seguinte, o problema de água em Cheringoma passaria para história. Na altura cheguei a desconfiar que aquilo não passasse duma promessa e agora confirmei. Assim que chegou o verão, já se podem ver reeditadas, imagens de longas filas de bidões nos poucos poços que existem.
Bem são coisas de Cheringoma.
Eu penso que alcansei os meus objectivos.
Voltei revigorado, visitei os meus amigos e vivi as coisas boas e ruins de Cheringoma. Recebi um convite muito especial de voltar para lá na semana de 4 de Outubro e vou pensar carinhosamente no assunto.

2 comentários:

micas disse...

Sei que a inveja é uma coisa feia...mas não deixo de sentir uma ponta de inveja, quando consegues ir ter com amigos, onde vês que aquilo por que lutaste( sim! sei não foste tu sózinho)está a produzir os efeitos esperados.Quando vês uma terra que amas a crescer. Sei que ainda há muito para fazer, mas....capinando se faz a machamba, certo?

Volta em Outubro Nelson. Volta e revê todos os que não viste agora. Refresca a tua vista e o teu coração!

Um abraço

Nelson disse...

“Inveja santa” essa tua amiga!
Foi realmente bom voltar. Ver que a “semente” germinou e está crescer. O mais emocionante foi descobrir que mesmo sem querer e sem ter percebido, marquei a vida das pessoas. Em conversa com algumas, foram me agradecendo de coisas que já nem me lembrava. É mesmo gratificante quando aprendemos a dar mesmo aquilo que não temos.