Alertado por Júlio mutisse voltei a visitar o blog do Senhor Presidente e confirmaram-se as minhas suspeitas. Alguns dos comentários não tem nada a ver com nada. Uma auténtica “graxa”.
Não se trata aqui de “proibir” que as pessoas opinem. Não se trata de concordar ou discordar com seja oque for ou seja lá quem for mas fazê-lo na “medida certa”.
O presidente está naturalmente com uma agenda apertadíssima. Está percorrendo o país em campanha eleitoral pelo partido de que é candidato, e deve ser por isso que ainda não entrou no debate que um dos seus post esta gerar. Ainda não reagiu a nenhum dos comentários que andam por lá.
O blog do Senhor Presidente pode, com toda legitimidade, ter nascido pura e simplesmente para fins de campanha eleitoral(minha suspeita) entretanto, acho que:
-Seria bom que em caso de victória, o presidente mantivesse activo, um espaço onde podesse “continuar” a interagir com os Moçambicanos. Talvés fosse nesse espaço onde os Moçambicanos lúcidos(os que não se esquecem com facilidade) poderiam “cobrar” algumas das promessas eleitorais.
Seria bom que depois que “baixasse e poeira” o presidente procurasse encontrar um tempinho dentro da sua agenda naturalmente apertada, para se dedicar um pouco mais ao blog.
-Seria bom, muito bom que quem fosse lá(blog do Senhor Presidente) não o fizesse pura e simplesmente para “engraxar”, mas para estimular e amadurecer as ideias do Senhor Presidente que muitas vezes virão em forma de “raw material”.
17 comentários:
Tens toda a razao... há comentários que simplesmente nao deveriam existir! Para "engraxar" o Senhor Presidente já existem pessoas dedicadas (da nomenklatura), e creio que o espaco deveria ser para fins construtivos. O pior é que até académicos nacionais fazem uso da graxa como um analfabeto qualquer.
Uma tese que venho defendendo desde há anos, é que se existe uma multidao de engraxadores, lambe-botas e puxa-sacos é porque o Presidente permite isso, porque gosta de lhe facam o "culto a personalidade", porque lembro-me que na época de Chissano, existia o puxa-saquismo, mas nao aos níveis que estao agora! Isto é uma catástrofe social...
Tenho também uma anti-tese que igual que o Chissas, o Guebas nao gosta de "graxa", mas peca por silencio, por nao reagir energicamente perante situacoes grosseiras de lambe-botismo barato e desnecessario e todos outros pensam que essa é a via para conseguir ser "apadrinhado" pelo presidente. Há meses lí um artigo de Azagaia sobre os cidadaos "guebuzianos" e isso me fez acreditar que há muitas pessoas no país que se aproveitam dessa fraqueza do Presidente para benefício proprio, porque eu posso dizer agora que meu nome é Armando Emilio Guebuza e necessito tal coisa para tal fim e o bando de puxa-sacos nao fará nada para confirmar se sou o legítimo AEG ou um farsante...
Chikholah Nakhapa
O candidato republicano as eleicoes passadas, John McCain, nao sabia usar computador!! Lembro-me de um dos seus "assessores de informatica" responder, num talk show que "He is aware of the internet", quando se lhe perguntou se McCain tinha ideia das potencialidades e dos debates que ocorriam pela internet!!
E aqui, como estamos??
Caro Jonathan, olhando para a agenda quase sempre apertada, não tenho certeza se o Senhor Presidente “calculou” a responsabilidade de ter um blog. Como presidente, o interesse dos Moçambicanos em interagir com ele é bem maior. Esta quase claro que diferente de nós, o Senhor terá pessoas que serão verdadeiramente responsáveis pelas postagens no seu blog e com o fenómeno da “graxa” não tenho certeza até que ponto essas pessoas serão “fiéis” ao Senhor Presidente. Vamos esperar para ver!
Caro Chikholah Nakhapa!
Apresentas aqui a questão de comparação entre Guebuza e Chissano quanto ao “puxa-saquismo”. Que na era Chissano a coisa não tinha atingido os níveis de hoje é quase um facto. Oque não é fácil entender é se era Chissano que não permitia que o engraxassem ou os lambe-botas que aindas não tinha descoberto as vantagens de engraxar.
Desculpem-me, mas tenho por mim que o Presidente nada tem a ver com o tal blog. Apenas se faz uso do seu nome e, como bem disse o Nelson, o blog surge neste momento de campanha para convencer o eleitorado blogger dando-lhes a sensação de que o que circula na blogosfera é motivo de preocupação dos bloggers.
Eh uma boa iniciativa, so peca por nao ser "verdadeira". Convençam-me do contrario!!!
O Presidente postou um comentário no seu blog. Caro Nelson, eu penso que se fosse uma equipa de puxa-sacos a gerir o blog de AEG teríamos lá um número incalculável de comentários empolados em seu nome.
Eu não tenho dúvida de que ele controla o blog. Conhecendo como conheço Moçambique e os moçambicanos.
Obed L. Khan
Mana Ximbi. Eu prefiro esperar para ver no que vai dar. Vou esperar! Mas as minhas “pulguinhas” estão ai, bem atrás da orelha.
Caro Obed, obrigado por teres passado por aqui e ter deixado seu comentário. Acabo de ler o comentário do senhor presidente que foi postado bem depois de eu ter “parido” este, por isso apelando a sobrecarga da sua agenda, agora na campanha eleitoral acredito que o Senhor Presidente não está no Blog como desejariamos(eu e ele).
“Eu não tenho dúvida de que ele controla o blog. Conhecendo como conheço Moçambique e os moçambicanos”.
Nem eu tenho caro Obed. Nem eu
Mantenho as reticiencias. Ainda nao me convenci
Eu acho que, quando o sr. Presidente posta um comentario, isso vira "noticia", inclusive com correio para difundi-la, acho que devemos falar de outra coisa, mas nao de um "blog"!!
Os niveis a que este pais esta' a chegar, comecam a ser assustadores!!
Sou uma espécie de desertor dos espaços agradáveis como o seu, Nelson. Vou ver se me disciplino- e aprendo um pouco mais, com estas visitas
Abraço
Nelson, tal como nos nossos blogs há comentários que não lembram a nada. Há vezes que dou comigo a pensar em colocar um filtro, uma espécie de revisão prévia dos textos que são lá colocados mas depois dou comigo a pensar que isso é contra os meus princípios... e deixo as pessoas opinarem a vontade.
O mesmo acontece lá no blog do AEG. Há gente que vai lá simplesmente para engraxar e dizer nada. Não contribui em nada para o debate e para a comunicação que se quer e que, julgo, o presidente pretende ao aceitar interagir com esta classe de moçambicanos usuários de internet.
Entendo a Ximbitani quando duvida que AEG controle o seu blog. Mas, convenhamos, um tipo como o AEG dificilmente se colocaria na situação de, descontroladamente, ter o seu nome a ser usado em textos na internet e, principalmente, com a possibilidade de ser interpelado.
Pôr em causa a sua mão no blog equivale a pôr em causa uma série de coisas que, sendo feitas ou apresentadas por ele, têm uma equipe muito vasta por detrás.
Nelson, posso te garantir: se não há um novo texto no blog do presidente é porque ele ainda está a trabalhar no texto que se segue, no tema que ele escolheu e de acordo com OS VERDADEIROS contributos que ele recebeu deste último. Aguarde.
Acredite também que ele não terá a disponibilidade, principalmente neste momento, que nós temos para, em tempo real responder as interpelações.
É impressão minha ou o afável Jonthan virou "azedo" e intolerante estes dias? Me parece que se repugna e se atira a tudo até a um simples anúncio de o presidente ter postado um comentário (me pareceu uma chamada de atenção do Obed).
Anseio pelo 28 de Outubro. Quero os meus amigos de volta sem stresses...
Cara Ximbitane. Como eu disse vamos esperar par aver. A poiera vai concerteza baixar e vamos ver.
Jonathan McCharty, o blog do senhor Presidente é no meu entender, uma notícia. Uma das postagem dele gerou um monte de comentários sem que ele dissesse algo. Já que nessa postagem eu “reclamei” a ausência do Presidente nos comentários, foi assim que o Obed me “alertou”.
AGRY, eu que também sou desertor de alguns espacos, entendo perfeitamente. Afinal de contas nenhum de nós bloga a “full time”.
Um grande abraço para ti e votos de bom final de semana.
Amigo Mutisse!
Por essas épocas do campeonato não vamos nos surpreender com “agressividade” dos nossos amigos hehehehehe.
Como alguém disse, cada um é como é.
Enviar um comentário