quarta-feira, 6 de julho de 2011

COJA COM DÉFICE ORÇAMENTAL DE 68%



Documento em nosso poder revela verdade hilariante.
Nem a injecção adicional no orçamento do Coja, no valor de 391.600.000,00 MT, foi suficiente para fechar o “buraco” financeiro existente. Faltam ao Coja 2 biliões de meticais.
Não se trata de nenhuma especulação. É uma verdade que deve ser assumida e dita. E essa verdade, de acordo com um documento conjuntamente produzido pelo Comité Organizador dos X Jogos Africanos e da Missão Moçambique, intitulado “Relatório dos 90 dias rumo aos X Jogos Africanos”, em nosso poder, revela uma realidade assustadora: o défice orçamental para os Jogos Africanos é de 68%.
É que os valores do orçamento programados para a preparação e realização desses jogos totalizavam 3.584.892.560,00 Mt – três biliões, quinhentos e oitenta e quatro milhões, oitocentos e noventa e dois mil e quinhentos e sessenta meticais –  cerca de 120 milhões de dólares. No entanto,  o Governo apenas deu 1.533.770.070,00 MT (um bilião, quinhentos e trinta e três milhões, setecentos e setenta mil e setenta meticais), equivalentes a 52 milhões de dólares para as actividades do COJA, para o mesmo período em análise, o que representa apenas 32% (menos o cativo obrigatório) do orçamento anteriormente programado.
“O défice actual, reajustado às necessidades do COJA, é de 2.010.950.554,17 Mt, (Dois biliões, dez milhões, novecentos e cinquenta mil e quinhentos e cinquenta e quatro meticais e dezassete centavos)”, correspondente a 68% do orçamento global necessário, revela o documento.
 Reajuste orçamental foi gota no oceano
Nem a injecção adicional no orçamento do Coja, no valor de 391.600.00,00 (Trezentos e noventa e um milhões e seiscentos mil meticais) foi suficiente para fechar o “buraco” financeiro existente na organização dos jogos africanos.
Este valor do reforço adicional foi disponibilizado recentemente pelo Governo com vista a “cobrir o défice da verba dos encargos com o contrato de fornecimento de alimentação no valor de 185.000,00 mil meticais e o pagamento do contrato de aquisição do mobiliário desportivo no montante de 206.000,00 mil meticais”. 

1 comentário:

Bruno Marques disse...

Fiz uma pesquisa no Google para encontrar COJA - clube operário Jardim do Alva. um clube de futebol localizado na Vila de Côja, Concelho de Arganil no distrito de Coimbra aqui em Portugal, e vim dar ao seu blog... engraçado! o Coja aqui de Portugal é um clube pequeno que joga apenas nas Distritais, e o orçamento é consideravelmente inferior ao Coja de MOçambique.

Um abraço,

Bruno Marques