segunda-feira, 13 de abril de 2009

DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha XV


Oi Mariazinha!
Se foi a semana da Páscoa onde deu para reflectir sobre o sacrifício de Jesus Cristo e o seu significado. Deixei ficar um rabisco lá no meu http://nelsonlevenaspalavras.blogspot.com onde falo do meu cristianismo.
A semana que iniciamos com a ressureição de Cristo tem a sua importância aqui no Chitengo pois a 15 de Abril (Quarta Feira) será oficialmente aberta a época turística 2009. Tomei conhecimento que as cerimônias incluem uns “nsembes” aos espíritos “Chitengo” que garantem a segurança do Parque, esses que quando aborrecidos vem rugir bem perto.
Mariazinha, o medo que eu tinha da confusão que poderia acontecer em Nacala Porto, deixou de ter motivos pois o Edil derrotado, Manuel do Santos preferiu seguir a sua consciência, em detrimento da decisão descabida do seu partido e entregou as chaves do Município, garantindo uma pacífica troca de poderes. Essa atitude, porém, lhe deu o direito de engrossar a lista dos traidores da renamo que não pára de crescer desde que Deviz Simango traiu o partido se candidatando como independente.
Se te lembras Mariazinha, logo a seguir a Simango, vieram os “intelectuais” que defendiam a necessidade de se realizar um Congresso para se discutir seriamente a vida do partido e a razão das estrondosas derrotas. Mariazinha fica complicado entender o conceito de traição que a Renamo tem estado a usar se tivermos em conta que tanto atitude de Simango como as exigências dos “intelectuais” tinham um forte “back up” legal. Simango não fez mais do que a constituição lhe permite e os “intelectuais” não pediram nada fora dos estatutos da própria Renamo.
De lá para cá Mariazinha, a lista dos traidores da Renamo só foi crescendo. Depois de serem anunciados os resultados, alegando que os resultados foram fraudulentos a Renamo “inventou” a história de “emposamento e governo paralelo” que felizmente não aconteceu em município nenhum, pois os candidatos derrotados “traiaram” a renamo, uns ao aceitarem tomar posse como membros das assembléias municipais e outros por pura e simplesmente ignorarem as ordens de Dhlakama.
Com a constituição do MDM( movimento Democrático de Moçambique) assistiram-se “traições em massa” pois houveram casos de dezenas de membros da Renamo a entregarem os seus cartões de membros para se juntarem ao MDM.
Um grande “traidor” da renamo segundo Mbararano é o bispo da Beira o Dom Jaime Gonçalves, pois Mbararano afirma com toda certeza, que foi o Dom Jaime Gonçalves que “agitou” Deviz Simango a formar o MDM.
Maria Moreno, Ismael Mussá, Manuel Araújo, João Colaço, Ivete Fernandese tantos outros. Tenho quase certeza Mariazinha que essa lista só vai crescer, pois ao que me parece basta se estar contra ao posicionamento da liderança da Renamo para ser considerado traidor e aqui não interessa quão absurda seja o tal posicionamento. Obedecer cegamente as ordens de Dhlakama e alinhar com os seus discursos como fazem o Mazanga, Mbararano, Manuel pereira e outros, precisa-se duma boa dose de coragem, pois h”a que ir contra o própria consciência.
Custa-me acreditar que a Renamo não perceba, não consiga perceber que o problema está dentro dela e não nas pessoas que a vão traindo. Não querendo legitima-las, eu penso que até o problema das fraudes está com a Renamo, que para mim não deve ser olhada apenas como vítima, mas com uma boa parte de culpa. Onde estava por exemplo quando os votos favorecendo seus candidatos foram invalidados?
Mariazinha tenho receio que a renamo esteja a prepara a sua próxima derrota, pois tal como a Victória, a derrota prepara-se e organiza-se

Sem comentários: