terça-feira, 7 de abril de 2009

DO CHITENGO ONDE MORO:carta para Mariazinha XIV



Mariazinha, haveria dia melhor que hoje para te escever?
Hoje 7 de dia Abril,
Dia em que se comemora o dia da Mulher Moçambicana. Esse grupo do qual fazes parte apesar de todas as distâncias que te separam de Moçambique.
Faz tempo que não te escrevo. Faz tempo que ficaste sem notícias desse nosso Moçambique, e como sempre, nunca é por falta de notícias que te escrevo, que essas há até demais.
Penso que nem chegeui a te contar da tragédia que se deu lá em Mongiqual. Se bem que acho que deves ter acompanhado por outros meios. É isso mesmo Mariazinha, pouco mais de uma dezena de compatriotas nossos morreram numa cadeia. Houve uma troca de acusação entre a Frelimo e a Renamo no parlamento, num espetáculo vergonhoso. Mariazinha desta vez deu para perceber com mais clareza que aqueles duzentos e tantos deputados são mandatários do povo uma ova! “Usar” a morte dos coitados para andarem por ai aos insultos e a desenterrarem outros mortos foi insuportável. Desta vez Mariazinha percebi que são “tudo farinha do mesmo saco”. Não consegui destinguir uns dos outros nem pelas bancadas, pelos géneros, nem pelas idades. Eram todos tão insultuosos e malcriados. É verdade que nem todos foram pódio mostrar que apesar de serem oque são, continuam com as bocas tão sujas, os aplausos que se seguiam a cada frase insultuosa me faz acreditar sem medo de errar que estavam todos na mesma onda. Desta vez percebi que esses homens e mulheres estão lá pura e simplesmente pelos seus umbigos e seus partidos. Uns se esforçam em aprovar e fazer passar tudo as vezes só para mostrar que são a maioria. Os outros por sua vez procuram chumbar tudo só por chumbar, para igualmente mostrar que são a oposição.
Mariazinha tenho que dizer que entretanto, quando em debate estão assuntos ligados aos seus benefícios, esses homens agem em sintonia incrível, se entendem tão bem com se fossem filhos paridos do mesmo ventre. As leis passam com 100% de votos no maior entendimento das bancadas, afinal é para o benefícios dos deputados.
Bem deixemos isso para lá.
Mariazinha quero de deixar um convite. Vá visitar o site do MDM. É simplesmente interessante. Anda lá uma discuissão acerca das vantagens e desvantagens do MDM ter nas suas fileiras gente proveniente da Renamo. Criaram lá um espaço que se não me engana se chama” virus em quarentena” onde eles publicam os textos que são claramente “nocivos”ao MDM. Achei isso interessante pois, em vez de “sensurar” no sentido de impedir que se saiba oque de mal se fala acerca do MDM, fazem questão de publicar no seu site. Inovador.
Vou ficar por aqui Mariazinha. Feliz páscoa para ti.

1 comentário:

micas disse...

Amigo Nelson,

Esta Mariazinha ainda que longe da terra, vai acompanhando a par e passo tudo o que se vai publicando na blogosfera sobre Moçambique. Essa terra abençoada está e estará sempre no meu coração.

Sim! soube do que se passou na cadeia. Triste essa notícia, daquelas que esperamos não ler nunca.

Quanto ao resto...tenhamos fé que as coisas possam melhorar. Com fé e com o trabalho árduo de todos os Moçambicanos é possível mudar as coisas.Basta querer, basta esperar!

Tenho acompanhado também o MDM e o trabalho de Deviz.É preciso acreditar na mudança para bem de todos.Acreditar na força do QUERER é imperioso.

Que os Deuses não estejam desta vez loucos para não termos desilusões.... gato escaldado da água fria tem medo e exemplos infelizes temos nós que cheguem. Basta olhar para o lado não é?

Obrigada pelos votos de um bom 7 de Abril, passado bem longe da terra e numa terra em que a crise parece ter vindo para ficar....

Feliz Páscoa Nelson. Que ela possa trazer um pouco de paz e muito trabalho.Sim! isso é o mais importante

Um abraço com cheiro de primavera