sábado, 4 de abril de 2009

Conversas no Site do MDM


Anda no cantinho do MDM(http://mdmwiki.wetpaint.com), um papo que eu mesmo iniciei, sobre “vantagens e desvantagens do MDM ser composto por desertores da Renamo”. Asseguir vai um resumo em jeito de resposta aos vários comentários que por lá ficaram:

Já por aqui desfilaram muitos “comments” e vale a pena puxar um pouquinho mais o assunto procurando “cavar” oque já foi dito. Primeiro gosaria de me desculpar pela ausência. Queria poder ter estado presente mas nem sempre o querer basta.
A vantagem de ter no MDM gente vinda da Renamo e dos outros partidos, me parece ser ÚNICA ou se existirem várias pode resumir-se em EXPERIÊNCIA. Já nas desvntagens podemos encontrar algumas.
• Alguém falou e bem do “risco de se manter o discurso icoerente e desactualizado”. Essa tem sido uma das características da Renamo ou dos seus elementos mais destacados. Acho importante reflectir-se seriamente. Olha-se para a Renamo, escuta-se-lhe os discursos e para além de acusar a Frelimo por tudo e por nada não sobra mais nada. Pelo facto de ser o partido no poder, a Frelimo pode e deve sim ser responsabilizada em certa medida pelo “estado das coisas” mas eu defendo que deve haver a capacidade de analisar os problemas de Moçambique, e propôr soluções sem ter que apontar o dedo à Frelimo. De tão “culpada” que a Frelimo é pelo estado das coisas chega até a ser desnecessário apontar-lhe o dedo. Dizer que o estado da nação é mau não basta, vamos ter que apontar oque esta mal, de forma mais clara e compreensível possível(no nível de compreensão de todos, analfabetos inclusos). Vamos ter que propôr soluções do estilo oque o MDM faria se estivesse no lugar da Frelimo.

• Uma outra desvantagem está relacionada à EXPECTATIVAS. Temo que haja quem vindo da Renamo se tenha juntado ao MDM na esperança de ter oque não conseguiu ter na Renamo. Alguém falou de “oportunidades de demostrar oque os jovens podem fazer” Eu acho que para tal não precisamos de necessariamente se filiar ao MDM. Eu, por exemplo, mesmo sem ter me filiado ao MDM(ainda), me sinto a dar o meu contributo para “aguçar” esse movimento. Sinto que estou demostrando oque posso fazer, chamando os outros a “triturarmos” algumas questões que acho pertinentes. Akguém pergunta por exemplo “oque o MDM tem para nos oferecer?” Não seria melhor perguntarmos oque nós temos para oferecer ao MDM? Que contributo esperamos dar para o crescimento dessa organização? Questionei no meu blog (http://meumundonelsonleve.blogspot.com/2009/03/o-mdm-mocambique-deve-mudar-deixou-de.html ) se os que se vão filiando ao MDM lhe conhecem os objectivos. Questionei até que ponto se identificam com esses objectivos. Questionei até que ponto estão dispostos a contribuir para a sua concretização. Defendo que não se deve juntar ao MDM meramente por emoção ou desilusão com outras formações políticas, como parece ser o caso de alguns(muitos). Os que chegam ao MDM, seja lá donde vierem a procura de “espaço” opurtunidade que por alguma razão não tiveram donde vieram, poderão muito cedo se frustrar e infelizmente ninguém me fará acreditar que nesse grosso de “desertores” não haja que pura e simplesmente esteja a caça dum “lugarzinho” ou “nomezinho” mas isso é mais da natureza humana do que do facto de terem sido da Renamo ou sei lá de que partido antes de se juntarem ao MDM.
Para terminar alguém me desafiou a apresentar os prós e cons dum cenário em que o MDM fosse composto por disidentes (e não desertores) da Frelimo. Aceito o desafio e vamos lá ver. Sempre procurei defender que o ser dissidente, desertor, expulso em si não era a questão mais importante. Para mim contam e muito, as circunstâncias e as motivações que ditaram essa dissidência. Porque deixei a Frelimo para me juntar ao MDM? Em que circunstâncias deixei a Frelimo? Que sentimentos tenho com a Frelimo depois de a ter deixado? Esses e tantos outros, são aspectos que precisam ser considerados. Ter se desiludido com a Frelimo pode ser uma boa razão para deixa-la mas essa razão não é suficiente para me fazer juntar-se ao MDM. Aqui podemos aproveitar falar da questão da “reserva política constituida por abstenções”. Vamos acreditar que esses compatriotas estão desiludidos com os actuais partidos políticos com destaque para a Frelimo e a Renamo. Vamos também acreditar que não desistiram da dempcracia, agora temos que nos perguntar oque os fará acreditar(apostar) no recentemente nascido MDM? É claro que não basta ser um partido novo para convencer a esses “cépticos” que tem optado por se abster, que o MDM é e será diferente. Vai ter que se provar com A+B pois discursos não vão bastar.
VANTAGEM. Eu penso que seria igualmente EXPERIÊNCIA.
DESVANTAGEM:
• Trazer a Frelimo para o MDM, seja lá oque for que isso signifique
• Querer conseguir no MDM oque por diversas razões não se conseguiu na Frelimo.
• Querer de alguma forma se vingar da Frelimo
• ...

Sem comentários: