terça-feira, 30 de setembro de 2008

UMA PIVA NO MEU CAMINHO



Hoje não foi apenas mais um dia de trabalho. Fui à Vila Pery(Chimoio) trazer uns “groceries” para o lodge e no regresso me dei com o bicho na imagem. Uma manada deles. Fui dar uma “caminhada” na net e vim a saber tratar-se de cob-untuoso (Kobus ellipsiprymnus) vulgarmente conhecido por Piva. É uma das espécies de antílopes mais comuns da África meridional. Chegam a medir 1 metro e meio de Altura e pesar até 235 quilos e os machos possuem chifres grandes e bem desenvolvidos.
A Piva é um animal herbívoro encontrado em bandos de 12 a 30 animais. Machos e fêmeas vivem separados na maior parte do tempo excepto em época de acasalamento. O período de gestação da fêmea das Pivas é de 240 dias e os filhotes normalmente nascem no verão.
A Piva é um excelente nadador, por isso sempre corre para a água quando há perigo. Seus principais predadores são os leões e os leopardos.
Não é todos dias que nos cruzamos com Pivas, não é todos dias que as podemos fotografar bem a nossa frente. Há quem paga uma passagem de avião e um visto para vir a Gorongosa vê-los e eu sem querer cruzei-me com uns tantos.
São “incidentes” como esses que gosto de levar em conta. São eles que enriquecem o meu tempo aqui. Quantas vezes nos habituamos à certas coisinhas que deixamos de dar a devida importância. As perdas com que a vida me presenteiou, me ensinaram a valorizar os momentos da vida. Por isso hoje não foi apenas um dia de trabalho.

CLASSIFICACAO CIENTIFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Reduncinae
Género: Kobus
Espécie: K. ellipsiprymnus

domingo, 28 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DO TURISMO NO CHITENGO: silêncio absoluto


Comemorou-se ontem, 27 de Setembro o dia mundial do turismo e para minha surpresa/tristeza, a data passou meio despercebida aqui no acampamento do Chitengo.
Talvez fosse a minha expectativa mas para além dum dístico, que vi colocado ao lado da recepção, saudando a data, não houve praticamente nenhuma outra actividade que marcasse a data. Fiquei preocupado porque sendo o parque um lugar turístico por excelência, não faz sentido nenhum que numa data como essa se passe sem algo de vulto a assinalar. Primeiro tratei de me informar com os que já cá passaram os outros 27 de Setembros e fiquei a saber que muita coisa como seria de esperar, não tem havido, mas este ano foi dos piores. No ano passado, esteve cá o ministro do turismo e a coisa foi um pouco mais animada.
Tenho ainda que procurar descobrir de quem foi a culpa para que uma data como essa passasse tão silenciosa como passou. Mas seja de quem for a culpa deve ficar registado que foi mal e deveria se corrigir nas próximas ocasiões. Perdeu-se penso eu uma bela oportunidade para se levar a cabo um sem numero de actividades tendendo promover o turismo em Mozambique.

CARTA PARA DEDE(7): O grande mês de Setembro


Dede meu amigo primeiro vou-te felicitar pelo facto do seu MiradourOnline ter merecido o merecido destaque no no Moçambique-Portugal. O Meu Mundo já passou por lá como blog do mês e é coisa de ser estar grato ao Albertino.
Qoh Dede, queres mesmo saber quem é Mariazinha? Só te digo se me prometeres que depois não iras querer saber quem é a Cristina do meu “Entre as Palavras”.
Criei ela(Mariazinha) faz tempo, com intenção de lhe contar oque vai se passando pelo nosso Moçambique. Imaginei-a distante de mim faminta de notícias e com alguma dificuldade de se informar. Foi assim que lhe escrevi as primeiras “ Do País onde Moro”. Passou pouco tempo Dede, e surgiu uma Mariazinha de verdade se identificando com a minha Mariazinha inventada. As que fui escrevendo depois dessa descoberta foram para as duas Mariazinhas. Tenho que te confessar que passou a ser mais interessante e inspirador porque a Mariazinha de verdade foi “respondendo”, comentando ao que lhe escrevia.
O interessante Dede foi descobrir que a Mariazinha de verdade também é Cristina.
Setembro Dede foi realmente um Mês para tanto. Dessa confusão toda que assistimos tem algo que me ficou bem patente, a saber, a genuína vontade do povo conta muito pouco se é que conta nas agendas partidárias.
A atitude de Deviz é quanto a mim muito didática. Passa para muitos um monte de lições que ainda terá que ser assimiladas. Gostei da expressão “descolonizar-se dos partidos políticos” que se não estou em erro foi usada pelo prof. Serra.
No caso Manhenje e especialmente à reação do grande “prémio Mo”, minha memória de elefante me trouxe de volta as declarações contraditórias de Chissano em m torno da situação do Zim. Deves estar lembrado Dede, de como Chissano querendo ser “menino bonito”, num dia assinava um carta “atirando pedras” à Mugabe e já no outro dia lançava todas as culpas às sanções ocidentais. Não devemos no entanto nos suprender com essa atitude defensiva de Chissano se nos lembrarmos dos “serviços” prestados por Manhenje à família Chissano.
Lendo o cepticismo das pessoas cheguei a recorrer à máxima “ o mundo ralha de tudo”, mas com cabeça fria dá para andar desconfiado. Já divaguei pelas duas primeiras razões que apontas. Havia realmente uma necessidade de “acalmar os doadores” mas estes precisam ser bobos demais para “engolirem” essa com facilidade. Aliás Dede teremos que esperar e ver o desenrolar dessa novela que promete muitos capítulos. A segunda também se encaixa perfeitamente com o “season” em que estamos, em que como fomos habituados, tudo serve para ganhar votos. Pensas Dede que vou me supreender se a história dos homens armados, que andou “hibernada” por algum bom tempo, de repente entrar em errupcão? Melhor temos que fazer é esperar Dede. Esperar atento.
Enquanto isso deixo-te ficar um forte Hugs com cheira da natureza que me rodeia.

P.S: Antes que me esqueça Dede, também nesse Setembro vieram ao Parque 6 Elefantes doados pelo Kruger National Park. Passou por aqui o grande Mia Couto numas gravações para RTP e há dias estivemos com o velho Cadmiel das pescas.

Uma Carta Para Mim


Dede continuou me escrevendo as suas cartas lá no seu Miradouro, mas nunca mais tive tempo de trazê-las para cá, muito menos de respondê-ls como bem merecem. Esta teve a sorte de ser trazida e vai inclusivamente ser respondida.


Caro Nelson
Antes de mais, saudo-te na companhia dos demais familiares, amigos e colegas. Eu vou indo aos poucos graças à Deus. Tenho a ti dizer que este mês foi dos mais sacrificados e também dos melhores. Digo isso por causa dos afazeres afins que ofuscaram, em certa medida, a nossa produção. Mesmo assim, Nelson, o MiradourOnline conseguiu ser uma referência do Mês no Moçambique-Portugal do nosso querido amigo Albertino Silva, do que fiquei muito grato.

Setembro foi também rico em muita coisa boa e nojenta. Li nas cartas a tua Mariazinha VI (afinal quem é a Mariazinha?), preocupações legitimas (que corroboro), no que respeita ao estado das democracias internas nos dois partidos, que clamam ser maiores desta Pérola do Indico. Clamam ainda ser dos que comandam a mudança e favorecem a democracia. Este comando e favorecimento não vai pari passu com os desígnios de uma forte e verdadeira democracia, em que ao cidadão se lhe deve a última palavra. O que se nos deixou ver, no entanto, aquando das eleições internas dos candidatos à edis, foi pura e simplesmente uma vergonha, a todos os títulos. Se, por um lado, vimos uma "meia dúzia de gatos pingados" de grupos de dinamizadores, secretários e administradores da Frelimo a formarem ditas ‘bases’, acotovelando-se para ter essa última palavra (escolhendo entre pares), no lugar ou em detrimento das reais bases, por outro lado, não se pode fechar os olhos ao jogueio crasso, enfadonho e desqualificável registado na banda da Renamo. Foi, por assim dizer, lamentável saber que chefias das duas organizações partidárias se regem e refugiam-se nos seus estatutos (caducos) (por acaso, tens a última versão dos mesmos para me passares?) e na tristemente famosa disciplina partidária. O fito único, destes dirigentes , foi e continua ser o de roubar direito do cidadão ao voto.

Agora, Nelson, que não nos venham dizer que na Frelimo foi sempre assim! Ela primou por isto e aquilo desde os primórdios anos de 1962! Que não nos venham dizer que na Renamo a democracia se impõe desde 1977! A única ditadura que devemos reconheçer é a do voto legitimo, intransmissível, secreto, pessoal e exercido livremente pelo cidadão. Se se escolhem entre vós à ilharga do eleitorado, quando é que chegará a vez deste? Só pode ser no dia do são nunca, as ‘bases’ assim sustentam! Para ti dizer a verdade, Nelson, o teu edil, na Beira, deve ter puxado o cordão umbilical para direcção certa para que se lhe corte adequadamente, deitando fora o que resta! Eng. Simango deve ter acabado, mas não eliminado por completo, aqueles que julgam que são os donos da verdade; aqueles que acreditam que o sol gira a volta da terra e não o contrário.
Como se não bastasse, já que a mentira teve pernas curtas com jus nestas eleições internas, a 'fabriqueta de cenas bombásticas' se desviou e trouxe-nos novo rumo, como se fosse uma pirueta de uma andorinha. Nisso, o piloto-aviador, de nome Almerinho/Almerino Manhenje, ministro durante cerca de 10 anos no governo de Joaquim Chissano está a conta com a justiça por ter feito piruetas a mais. Alegadamente, ele é acusado de desvio de 220 milhões de Mts (AF) dos cofres do MINT! O tipo e outros oito comparsas vêm o sol aos quadradinhos na cadeia civil do Maputo, ali na Kim-Il-Tsung, próximo do Seminário Pio X (antigo Centro 8 de Março). Manhenje exerceu quase que em simultâneo três cargos ministeriais para a infelicidade de Joaquim Chissano que veio ao terreiro defender que ele devia estar fora do cárcere. Veja, Nelson ele, não só, foi ministro na presidência para os assuntos de segurança, como tambem, foi chefe da casa militar, e do Interior. Daí a designação de super-ministro! Super-ministro para pescar cerca de 8 milhões de dolares americanos para fora do OE.

No entanto, três razões se apontam para o antigo ministro ter ido em plena sala de aulas levado aos calabouços: Uma, sendo a de ser uma manobra desenhada para divertir os doadores, que já vêm ao encalço do Governo a relativamente muito tempo, tentando a obrigá-lo a arredar o pé a letárgia no combate contra a corrupção e nepotismo. A outra razão prende-se com a busca de um reconhecimento público, de que Governo pode prender, a quem quer que seja, que faça a gestão danosa do erário público, e por via disso, calculosamente conquistar e alargar a confiança de potenciais votantes num cenário de eleições. Uma outra razão pode ainda ser o exercício do poder, com condão samoriano (o que chamam algures ‘re-samorização’ governativa) para eliminar da jogada pessoas consideradas perigosas pelos ‘camaradas’ no exercício governtivo. Das três uma, mas, eu fico-me a com a primeira razão, que certamente deixou o Governo de rastos, ao ver 14 dos 19 doadores, que garantem mais de 50% dos Orçamento do Estado, manter ou reduzir as suas contribuições para 2009.

Com este andar, não temos mais senão esperar, para ver o contorno do sólido dessa geometria política (periclitante), cujo epicentro repousa sobretudo nos partidos e no governo.
Um abraço
Dede

sábado, 27 de setembro de 2008

DHLAKAMA É IMPORTANTE NO PARTIDO


Faz tempo que não tenho tido tempo para reflectir sobre as coisas que se vão passando por ai nesse meu vasto Moçambique. O Meu Mundo se limitou por muitos dias em Cartas para Mariazinha que apesar de não tratar os assuntos com profundidade, traz um pouco do que vou vendo e ouvindo.

As recentes “confusões” ligadas às candidaturas dos munincipios da Beira e Maputo me provocaram uma vontade danada de escrever mas o tempo não cooperou.

A poeira baixou no Maputo. Quando as “bases” da Frelimo decidiram votar em David Simango em vez de Eneas Comiche, muita gente saiu por ai dizendo muita coisa. Mas o pior estava por vir. Depois de como resultado da decisão do Conselho Nacional, Afonso Dhlakama ter dito com todas as letras que Deviz Simango seria o candidato da Renamo ao Munincipio da Beira, as “bases” da Renamo vieram dizer o contrário e Dhlakama teve que voltar atrás. Algo me faz desconfiar que não foram bases coisíssima nenhuma que decidiram pôr Manuel Pereira no lugar de Deviz. Ao contrário da calma dos munincipes do Maputo, o povo da Beira saiu a rua para se manifestar contra essa decisão que tem tudo para ser considerada absurda.

Na imprensa fomos consumindo um monte de artigos em torno do assunto. Um artigo duma das edições do semanário o PAÍS procurava-se se mostrar que a candidatura de Manuel Pereira tinha violado os estatutos do partido.

Deviz Simango se candidatou como indepenente e a poeira levantou ainda mais. Vozes ligadas à RENAMO vieram dizer-nos que ao lançar sua candidatura independente Deviz tinha se rebelado, tinha faltado respeito à posição do partido e eu me perguntei se Deviz ou qualquer outro membro do partido não tinha o direito de discordar com uma posição do partido seja lá de que nivel for. Se todo “mundo” tem que que concordar com o que o partido decide, onde vão morar as liberdades dos membros? E como se pode falar em democracias internas se não existem liberdade que para mim é um elemento essencial?

Veio a reunião do Conselho Nacional realizada em Quelimane e confirmou-se oque se suspeitava. Deviz Simango foi expulso da RENAMO e Dhlakama veio dizer-nos que Deviz Simango decidiu por livre vontade abandonar o partido Renamo.

Não quero concordar com Dhlakama porque não é verdade que Deviz abandonou o partido. Ele insistentemente disse que apoiaria a RENAMO. Ouviram-se um monte de vivas à RENAMO e à Dhlakama no Showmício do lançamento de sua candidatura Independente.

Deviz Simango reiterou a sua vontade de continuar na Renamo e acha que Dhlakama foi mal aconselhado. Vozes soaram apontando o carácter ditador da Renamo ao que ele veio “desmentir”(?). Dhlakama diz que é ditador para salvar a democracia. Uma bela razão para se ser ditador. A Mugabe, quando lhe chamaram de ditador justificou-se que pretendia salvar o Zimbambwe da “recolonização” britânica. Dhlakma é muito importante no partido Renamo. Que não o é? O todo é feito de partes não é mesmo? Ou a cabeça de tão importante que é se sustentaria sem o resto do corpo?

Agora lá se vão os acessores discordando com o líder e se distanciando dele. Espero o futuro.

domingo, 21 de setembro de 2008

Do Chitengo onde Moro: Carta Para Mariazinha VI


Mariazinha.

Escrevo-te nessa manhã de Domingo, cheio de vontade de te contar as histórias que andam por ai.

Mariazinha quero que saibas mais uma vez que o acordo de partilha de poder no visinho Zimbabwe foi realmente assinado e Mugabe continua presidente da república enquanto Tsvangirai ficou Primeiro Ministro, mas a disputa pelos ministérios continuam. E me diz agora Mariazinha se isso não me deve lembrar oque aconteceu no Quénia a tempos a poucos idos?

Não acredito por exemplo que haja uma genuina confiança mútua entre os “partilhadores” desse poder e para além disso tem muitos outros aspectos que precisas reparar. Olhe por exemplo que Tsvangirai será possivelmente, responsável pela polícia, aquela mesma polícia da ZANU-PF, que a mando de Mugabe andou lhe prendendo a torto e a direito durante aqueles dias tenebrosos enquanto se esperavam as eleições e ou resultado delas. Que lealdade se espera dos oficiais da polícia que continuam sendo bem da ZANU-PF mas que por força de meras assinaturas desse grande acordo de partilha de poder passarão a ser “dirigidos” por Tsvangirai? Mariazinha esse é apenas um exemplo dentre tantos outros, do tamanho da confusão que penso que esta se “fermentando” lá no visinho. Tenho estado a me perguntar qual será o futuro do MDC.

Mariazinha deixemos as coisas do vizinho e falemos das nossas.

Estive recentemente na cidade(Beira) e consegui medir o “pulso político” das coisas. Com visível apoio dos beirenses, Deviz vai a frente com a sua candidatura independente oque para as lideranças da Renamo constitui uma rebelião ou melhor falta de respeito por não obedecer a posição do partido a saber a de preferir Manuel Pereira para candidato a presidente do munincipio da Beira.

Na reunião do Conselho Nacional realizada na minha cidade (Quelimane) decidiu-se expulsar Deviz Simango da Renamo. Diz-se que “com a sua apresentacao como candidato independente, o Eng. Daviz Simango violou o artigo 10 dos estatutos daquele partido, que infelizmente não consegui descobrir oque diz. Mas usando a minha imaginação esse artigo teria que proibir que os membros da Renamo se candidatem como independentes em situações em que o partido tem um candidato às eleições.
Com essa expulsão de Deiz Simango, como alguém escreveu, “...a simpática cidade de Quelimane passará a ser conhecida como o “cemitério” dos quadros da Renamo, uma vez que foi também nesta cidade, e no mês também de Setembro que outro ex-quadro prominente da Renamo, Raul Domingos, hoje líder do PDD, foi expulso das fileiras da Renamo!

Mariazinha tive que parar e me perguntar oque se passa na Renamo. Pensei até em “crise”, mas uma amigo me “sossegou” dizendo que as lideranças da renamo não achavam que houvesse crise coisíssima nenhuma. Mas nós sabemos Mariazinha que não é o facto da liderança achar ou deixar de achar que existe crise que determina se de facto existe crise aliás já estamos habituados a lideres que negam existência de crises mesmo quando elas estão crassamente visíveis. Te lembras de como se negou que houvesse alguma crise no Zimbabwe?

Mariazinha vamos deixar o tempo passar, vamos deixar o futuro chegar. Vamos apoiar quem acharmos melhor. Mariazinha não tenho medo nem vergonha de dizer que o meu voto vai para o melhor e até agora para mim o melhor é Deviz Simango. Pelo que fez acho sensato que o apoiemos. As agendas dos partidos são obscuras demais Mariazinha para nos deixarmos levar por elas. Ainda não entendo por exemplo quais foram as bases consideradas pelas “bases” da Renamo para preferirem Manuel Pereira em detrimento de Deviz Simango.

Oh deixa a política para lá, será que te contei que vieram para Gorongosa 4 elefantes vindo do Kruger?

Olha antes que me esqueça esteve aqui desde Sexta até essa manhã, o grande Mia Couto. Andou numas filmagens que a RTP está fazendo por aqui. Simples e simpático. Sorriso bonito para todo mundo esse grande Mia é grande mesmo.

Olha, me deixa ficar por aqui

Abraço forte de Chitengo onde moro.

Nelson

P.S: Mariazinha, dizem que Thambo Mbeki já não é presidente da Africa do Sul.

domingo, 14 de setembro de 2008

DO CHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha V


Hey Mariazinha.

Escrevo agora sem dar conta do tempo. Me convenci que ja não vou a tempo de manter a promessa de te escrever-te às sextas. Deixa-me escrever-te apenas quando posso. Quero no entanto que saibas como me doi não poder compartilhar contigo os momentos interessantes que vivo por aqui. Ontem por exemplo tivemos um momento agradável, comemorando os 49 anos de Gregg Carr. Tens ideia de como deve ser estar compartilhando um momento interessante como esse! Esse é apenas um exemplo de momentos interessantes que aos detalhes gostaria de compartilhar contigo.

Passei a noite da Sexta Feira na Beira e deu para primeiro dar um pulo à faculdade para um “catch up” com os colega e depois me inteirar to “huricane” político que ainda fustiga o Chiveve. Como te falei na outra carta e como “todos” gostariam Deviz se cabdidatou como independente à presidência do munincipio da Beira. O mais interessante no entanto foi o facto de ter exonerado das funções que exerciam no munincípios alguns dos membro que apoiam a candidatura de Manuel Pereira. Deviz apresenta uma justificação interessante. Ele acha que esses membros já não estão com eles como estavam e não faz sentido mantê-los na equipa especialmente nesse momento crucial em que correm os últimos “drops” do mandato. Deviz quer manter acessa a chama dos elogios que recebeu ao longo do seu mandato oque lhe pode valer nessa sua canditatura como independente.

Mariazinha, tenho ouvido uns questionamentos interessantes acerca dos últimos comportamentos nas hostes da Renamo oque me faz voltar a pensar na posição defendida pelo meu camarada Bamo do “insatisfação” segundo a qual a Renamo não é opção política para Moçambique. Li Mariazinha no semanário O PAÍS uma análise que procura mostrar a violação de estatutos da Renamo no processo da candidatura de Manuel Pereira. Bem eu vou esperar para ver o “outcome” mas podes ter a certeza que muita agua ainda vai rolar debaixo da ponte.

A recente derrota esmagadora sofrida pela UNITA faz pensar muito no futuro dessa Renamo que anda a brincar com coisas sérias.

Sabes Mariazinha que no vizinho zimbabwe vai se finalmente assinar o acordo de partilha de poder entre Zanu e MDC. Há optimista e cépticos a volta da questão. Eu me pergunto só qual será o futuro do MDC. Essa coisa de partilha de poder é complicada demais para meu cérebro politicamente imaturo. Para mim cada capoeira um galo de cada vez fica mais simples de entender.

Bem, vou ficar por aqui na certeza de poder voltar a escrever-te assim que poder.

Um abraço.

P.S: Uma Imagem vale mil palavras dizem os sábios. Sendo assim Mariazinha decidi trocar ou alternar o “DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha” por

“DA MINHA OBJECTIVA:pessoas e lugares”. Sem falar muito vou te deizando algumas imagens que a minha OLYMPUS for captando.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DO CHITENGO ONDE MORO:Carta para Mariazinha(IV)


Mariazinha

Finalmente consegui uma camera e já vou poder te mandar muitas fotos.

Essa semana trago novidades da política. Sabes que caminhamos a passos largos para eleições Munincipais. As desse anos tem algo de especial. Para além das actuais 33, outras vilas como a de Gorongosa que tem tudo a ver comigo subiram a categoria de Munincipio. Mas oque as torna especiais mesmo é toda essa “marabenta” de candidatos por aqui e por acolá. Agora já temos candidatos independentes e isso sim é mesmo especial.

Como já deves saber, quando muitos achavam que a Frelimo apostaria em Eneas Comiche para cidade de Maputo, este foi derrotado por David Simango. Dizem Mariazinha que foram as “bases” que decidiram. Há quem acha que Comiche fez tudo para merecer confiança mas nem sempre as coisas da política seguem essa nossa lógica.

Mariazinha a nossa Beira foi bem pior. Depois do próprio líder da Renamo ter declarado e por algumas vezes que Deviz Simango seria a aposta do partido para o munincipio da Beira, bem na última hora vieram trazer Manuel Pereira, defendendo que era vontade das bases, bases que souberam reagir a essa decisão, saindo a rua em manifestações.

Mariazinha aqui na Beira, Deviz Simango decidiu concorrer como independente e isso faz correr depressa o sangue político de muita gente. Andam montes de teorias, possíveis cenários montados por ai.

Eu fico esperando Mariazinha.

E deixe-me ficar por aqui