domingo, 14 de setembro de 2008

DO CHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha V


Hey Mariazinha.

Escrevo agora sem dar conta do tempo. Me convenci que ja não vou a tempo de manter a promessa de te escrever-te às sextas. Deixa-me escrever-te apenas quando posso. Quero no entanto que saibas como me doi não poder compartilhar contigo os momentos interessantes que vivo por aqui. Ontem por exemplo tivemos um momento agradável, comemorando os 49 anos de Gregg Carr. Tens ideia de como deve ser estar compartilhando um momento interessante como esse! Esse é apenas um exemplo de momentos interessantes que aos detalhes gostaria de compartilhar contigo.

Passei a noite da Sexta Feira na Beira e deu para primeiro dar um pulo à faculdade para um “catch up” com os colega e depois me inteirar to “huricane” político que ainda fustiga o Chiveve. Como te falei na outra carta e como “todos” gostariam Deviz se cabdidatou como independente à presidência do munincipio da Beira. O mais interessante no entanto foi o facto de ter exonerado das funções que exerciam no munincípios alguns dos membro que apoiam a candidatura de Manuel Pereira. Deviz apresenta uma justificação interessante. Ele acha que esses membros já não estão com eles como estavam e não faz sentido mantê-los na equipa especialmente nesse momento crucial em que correm os últimos “drops” do mandato. Deviz quer manter acessa a chama dos elogios que recebeu ao longo do seu mandato oque lhe pode valer nessa sua canditatura como independente.

Mariazinha, tenho ouvido uns questionamentos interessantes acerca dos últimos comportamentos nas hostes da Renamo oque me faz voltar a pensar na posição defendida pelo meu camarada Bamo do “insatisfação” segundo a qual a Renamo não é opção política para Moçambique. Li Mariazinha no semanário O PAÍS uma análise que procura mostrar a violação de estatutos da Renamo no processo da candidatura de Manuel Pereira. Bem eu vou esperar para ver o “outcome” mas podes ter a certeza que muita agua ainda vai rolar debaixo da ponte.

A recente derrota esmagadora sofrida pela UNITA faz pensar muito no futuro dessa Renamo que anda a brincar com coisas sérias.

Sabes Mariazinha que no vizinho zimbabwe vai se finalmente assinar o acordo de partilha de poder entre Zanu e MDC. Há optimista e cépticos a volta da questão. Eu me pergunto só qual será o futuro do MDC. Essa coisa de partilha de poder é complicada demais para meu cérebro politicamente imaturo. Para mim cada capoeira um galo de cada vez fica mais simples de entender.

Bem, vou ficar por aqui na certeza de poder voltar a escrever-te assim que poder.

Um abraço.

P.S: Uma Imagem vale mil palavras dizem os sábios. Sendo assim Mariazinha decidi trocar ou alternar o “DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha” por

“DA MINHA OBJECTIVA:pessoas e lugares”. Sem falar muito vou te deizando algumas imagens que a minha OLYMPUS for captando.

9 comentários:

Reflectindo disse...

Amigo, Nelson, eu acho que Deus vos abencou aí na Beira. Essa coragem dos Beirenses é incrível. Espero que vocês trabalhem, isto é vão a votar em massa de maneiras que a democracia venca.

De facto, a situacão provoca dores de cabeca. Para a lideranca da Renamo ainda não há crise neste partido pelo que não é necessário convocar-se uma sessão do Conselho Nacional nem que seja extraordinária.

Ximbitane disse...

Hiiii, Mariazinha, estas como a minha Amélia que fica sem noticias do Tomangito.

Mas, Mariazinha, é verdade mesmo. Os ventos da mudança estao a soprar por ca. Estas a ver, Mariazinha, se la no outro canto do Mapa cor de Rosa sacudiram os kambas da Unita o que se ha-de fazer por ca com esses que andam a brincar brincadeiras connosco? Hein, Mariazinha?

Nao sou profetisa, mas Mariazinha agora ja nao é tempo de brincar bananaouu. Quando a gente quer banana, compra da bananalandia!

Jardineiro de Plantão disse...

Gosto da maneira como expões ... Se me deres licença, hei-de passar por aqui mais vezes...

Nelson disse...

"Para a lideranca da Renamo ainda não há crise neste partido pelo que não é necessário convocar-se uma sessão do Conselho Nacional nem que seja extraordinária".
Obrigada pelo comment grande reflectindo. A ultima parte do teu comentario me fez lembrar a situacao do Zimbabwe na altura em que Thabo Mbeki em companhia insistiam que nao havia crise nenhuma. Nao existir crise para a lideranca da Renamo nao significa necessariamente nao existir crise na Renamo. Essa 'e minha forma de ver as coisas. Eu penso que pelo menos a coisa nao esta como sempre esteve. Espero que o futuro prove que eu e muitos outros que acreditam que a coisa nao esta boa na perdiz estamos errados.

Nelson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson disse...

"Gosto da maneira como expões ... Se me deres licença, hei-de passar por aqui mais vezes..."
Jardineiro de plantao, no meu mundo nao precisas de licenca nao. Mbora la estar de plantao por aqui e mbora la cuidar do meu mundo do mesmo jeito que cuidas do teu jardim.

Nelson disse...

Mana e ninguem pode nos culpar de nao termos avisados.
Deixa pyako o mano Deviz mandar um recado para ambos Renamo e Frelimo que quando, como os brazucas dizem"um cara 'e bom", nem precisa dum partido para servir o povo. E se ele conseguir isso nas autarquicas quem o impediria a ir para frente?
Hope the future prove us wrong mana.

origembantu disse...

Meu irmão Leve, estou perdido pelo Moçambique, manias que conheço bem Moçambique mas afinal mal conheço...diz me meu irmão onde fica Xitengo, será que fica lá para os lados do Savane?

Sim disseres que sim então não estou perdido

Nelson disse...

Totalmente perdido nao estas. Pelo menos sabes que Chitengo esta na mesma Sofala que Savane esta. Chitengo donde tenho escrito para Mariazinha esta em Gorongosa. O Acampamento, lodge se quiseres do Parque Nacional de Gorongosa se Chama Chitengo. Herdou esse nome dum antigo Regulo muito famoso.Um dia penso em escrever sobre Chitengo me deixa beber mais das historia desse lugar e suas pessoas.