segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Diario de Ferias II ( A chegada)


Ola Mariazinha.
Como deves imaginar já estou em Quelimane. Tem muita muita vida por viver e pouco tempo para escrever e cumprir com o compromisso de manter “updated” o nosso diário de férias. Me alivia a consciência o facto de ter deixado bem claro que não tinha certeza se esse diário não passaria dum simples desejo.
Deixei Chiveve na manhã de 24 de Dezembro justo no dia em que como te deves lembrar, o chefe do estado ia ao parlamento falar doe stado da nação. Como fiquei a saber mais tarde, Armando Emília Guebuza disse, tal como nos outros anos, que o estado da nação é bom. Afirmação que foi contestada por cerca de 70% de moçambicanos atraves duma “sondagem de opnião”feita pala STV.
A viagem foi rápida. Estabelici um record, pois nunca antes tinha chegado antes das 15 horas. Pela estrada já se ve um verde intenso cobrido a terra. O milho germina com toda força e vai “esverdecendo”os campos. Ao chegar a Caia me dou com as obras da ponte num estado bem avançado. Vim a saber mais tarde na voz do Ministro das obras públicas e Habitação, que já estão concluídas cerca de 70% das obras e correndo tudo bem se fará a entrga da ponte até Maio de 2009.
Cheguei a Quelimane.
A cidade esta diferente, tinha que estar, afinal forma quase 12 mêses de ausência. Um pouco por todo canto andam edifícios novo e ou velhos mas “vestidos” de nova roupagem que se responsabilizam por essa mudança que salta aos meus olhos.
As ruas, algumas, andam esburacadas como sempre estiveram dificultando o trânsito quase congestionado por tantas bicicletas taxis qie andam por ai. Por falar em bicicletas taxis, fenómeno que se popularizou nessa cidade, está cá há três semanas o mano Bocas para o seu trabalho de campo justo sobre bicicletas taxis. Bocas está se formando em Sociologia pela UEM e decidiu entender melhor esse fenómeno.
Pelas ruas, em algumas paredes e postes, estão patentes os vestígios das campanhas eleitorais com “posters” abusivamente colados. Se alguém se baseasse nesses vestígios para descobrir quem foram os candidatos que se degladiaram por essa cidade, se enganaria em pensar que pio Matos candidato da Frelimo não teve adversário pois não me lembro de ter visto cartaz de qualquer outro.
Olha. Me deixa ficar por aqui, porque tempo está raro. Volto assim que poder. Tenho algumas fotos para poupar palavras, basta lembrar a máxima “uma imagem vale por mil palavras”

3 comentários:

micas disse...

Fico contente por ler mais esta crónica e que de alguma maneira estás a cumprir a tua palavra.

Estranho, estranho é ter feito um comentário na tua 1ª crónica e ele não ter aparecido. Estará o teu pc a ser atingido também por xicuembo que afecta já outros bloguistas?

Vou ficar à espera das fotos e fiquei de facto admirada com esse fenómeno das bicicletas taxi. Conta mais, tá?

Um ano de 2009 maravilhoso para ti e para a nossa terra são os meus mais sinceros votos.

Um abraço amigo

Nelson disse...

Thanks Micas. Os comentarios so aparecem depois que eu os publico. Antes vao para o meu hotmail. Ja tenho as fotos e tantas de quelimane. logo logo as deixarei ficar aqui no meu mundo. Diexa aproveitar desejar-te mais uma vez festas felizes. um 2009 cheio de coisas bonitas

RjL disse...

Carissimo, boa estadia aí nessa Quelimane maravilhosa.
Tenha um óptimo ano de 2009 quer a nível pessoal como profissional.
Um abraço