terça-feira, 30 de dezembro de 2008

EVENTOS E PERSONALIDADES DE 2008




Por essas épocas(fim do ano), surge aquela “febre” de eleição dos eventos e personalidades que marcaram o ano. Não vou me excluir desse exercício, por isso vou aqui apresentar duas personalidades e duas figuras que para para mim foram inequivocamente as mais marcantes do ano.
Consegui contornar a “chatice”que é voltar no tempo e vasculhar o tanto de eventos e personalidades para escolher os mais mais. Consegui fazer coincidir os eventos às personalidades.
Para mim, a nível nacional, o evento mais marcante foi sem dúvida a victória de Deviz Simango nas eleições para a presidência do município da Beira. E a figura do ano Deviz Mbepo Simango. Na arena internacional a figura do ano foi Barack Obama e o evento mais marcante a sua victória nas eleições presidenciais americanas.
Estes eventos e personalidades foram inéditos. Nunca na história da nossa jovem democracia,há quem inclua África toda, algum candidato independente se deu tão bem com Deviz se deu. Muito mais do que ser candidato indepentente Deviz foi antes de vencer vítima de um sem número de maquinações tendentes a desaminá-lo. Lembro-me das diferentes acusações que foi vítima. Durante a campanha, a Frelimo mandou para Beira os seus pesos pesados incluindo os grandes Filipes Paúndes e Edson Macuacua para fazer face a clara popularidade de Simango. Apesar de tudo e todos, Deviz venceu e convenceu.
A atitude corajosa de Simango deixou claro que qualquer candidato sério que “passe’no exame que o povo lhe submeter, não precisa necessariamente de se “rebocar”dum partido político para ser eleito. Serviu também para mostrar que o povo(pelo menos da Beira) Sabe oque quer, e sabe mostrá-lo.
O mesmo poderá se dizer da victória de barack Obama.. obama partiu para essa aventura eleitoral coberto de desvantagens. Nas primárias desafiou e venceu a exepriente e popular Hillary Clinton. Para além da juventude e inexperiência, Obama tinha um mito por quebrar. Nunca antes dele um “não branco”tinha vencido eleições americanas. Obama concorreu e venceu, depois de ter convencido os amerianos(brancos, negros, católicos, protestantes,republicanos,democratas, etc) que a mudança que tanto anseiavam estava prestes a chegar. Para victória de Obama contou, penso eu, o estado saturado em que os americanos se encontravam em relação a admistracão Bush.
Obama e Simango simbolizam juntos a possibilidade de mudança ou simplesmente que “YES WE CAN”

2 comentários:

Reflectindo disse...

Sem dúvidas as tuas escolhas são convincentes. Foram as duas figuras que mais discutímos na blogsfera antes e depois das eleicões. Foram as duas figuras que apresentaram multidões de apoiantes nas suas campanhas. São as figuras que ainda merecem maior atencão e apoio incondicional.

Acrescentaria ainda que a "Renamo" mandou para Beira em prejuizo de outros municípios, três carros, os pesos pesados como Ossufo Momade e Armindo Milaco.

Nelson disse...

Isso mesmo reflectindo. Esses dois homens escreveram um novo capítulo na histária.