terça-feira, 30 de setembro de 2008

UMA PIVA NO MEU CAMINHO



Hoje não foi apenas mais um dia de trabalho. Fui à Vila Pery(Chimoio) trazer uns “groceries” para o lodge e no regresso me dei com o bicho na imagem. Uma manada deles. Fui dar uma “caminhada” na net e vim a saber tratar-se de cob-untuoso (Kobus ellipsiprymnus) vulgarmente conhecido por Piva. É uma das espécies de antílopes mais comuns da África meridional. Chegam a medir 1 metro e meio de Altura e pesar até 235 quilos e os machos possuem chifres grandes e bem desenvolvidos.
A Piva é um animal herbívoro encontrado em bandos de 12 a 30 animais. Machos e fêmeas vivem separados na maior parte do tempo excepto em época de acasalamento. O período de gestação da fêmea das Pivas é de 240 dias e os filhotes normalmente nascem no verão.
A Piva é um excelente nadador, por isso sempre corre para a água quando há perigo. Seus principais predadores são os leões e os leopardos.
Não é todos dias que nos cruzamos com Pivas, não é todos dias que as podemos fotografar bem a nossa frente. Há quem paga uma passagem de avião e um visto para vir a Gorongosa vê-los e eu sem querer cruzei-me com uns tantos.
São “incidentes” como esses que gosto de levar em conta. São eles que enriquecem o meu tempo aqui. Quantas vezes nos habituamos à certas coisinhas que deixamos de dar a devida importância. As perdas com que a vida me presenteiou, me ensinaram a valorizar os momentos da vida. Por isso hoje não foi apenas um dia de trabalho.

CLASSIFICACAO CIENTIFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Reduncinae
Género: Kobus
Espécie: K. ellipsiprymnus

3 comentários:

Reflectindo disse...

Obrigado pela foto do Mocambique real e esperamos mais e mais fotos.

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Olha que näo foi mesmo "mais um dia de trabalho". Estava a pouco a ler "os sobreviventes da noite", do Ungulani, e deu-me que pensar, mais uma vez, na nossa fauna, e nos estragos qfeitos pala guerra. Fiquei a perguntar-me se havia espécies de animais que nao conheciamos (e a tua foto mostra que as há)... Fiquei muito feliz, poruqe o teu encontro foi com o Moçambique real, e a nossa geracão "cosmopolita" está um tanto ou quanto distanciada dessa realidade.

Beijinhos e votos de um óptimo fim de semana.
PS: O meu blog maputo-oslo ja está (apenas) em português, voces "ganharam". Beijocas

umBhalane disse...

Caro Nelson

Também conhecido por inhacoso, namedouro, ou cobo-de-crescente.

Animal social, forma por vezes grandes manadas.

Vive perto de fontes de água, de que tem necessidade diária.

Carne de excelente qualidade, com alto valor nutritivo, torna-o muito apreciado.

Por ser animal de grande porte, e tendo em consideração o já referido, é uma espécie alvo a ser convenientemente trabalhada, com vista à rentabilização de todo o seu potencial, incluindo a sua criação em coutadas ou afins.