domingo, 21 de setembro de 2008

Do Chitengo onde Moro: Carta Para Mariazinha VI


Mariazinha.

Escrevo-te nessa manhã de Domingo, cheio de vontade de te contar as histórias que andam por ai.

Mariazinha quero que saibas mais uma vez que o acordo de partilha de poder no visinho Zimbabwe foi realmente assinado e Mugabe continua presidente da república enquanto Tsvangirai ficou Primeiro Ministro, mas a disputa pelos ministérios continuam. E me diz agora Mariazinha se isso não me deve lembrar oque aconteceu no Quénia a tempos a poucos idos?

Não acredito por exemplo que haja uma genuina confiança mútua entre os “partilhadores” desse poder e para além disso tem muitos outros aspectos que precisas reparar. Olhe por exemplo que Tsvangirai será possivelmente, responsável pela polícia, aquela mesma polícia da ZANU-PF, que a mando de Mugabe andou lhe prendendo a torto e a direito durante aqueles dias tenebrosos enquanto se esperavam as eleições e ou resultado delas. Que lealdade se espera dos oficiais da polícia que continuam sendo bem da ZANU-PF mas que por força de meras assinaturas desse grande acordo de partilha de poder passarão a ser “dirigidos” por Tsvangirai? Mariazinha esse é apenas um exemplo dentre tantos outros, do tamanho da confusão que penso que esta se “fermentando” lá no visinho. Tenho estado a me perguntar qual será o futuro do MDC.

Mariazinha deixemos as coisas do vizinho e falemos das nossas.

Estive recentemente na cidade(Beira) e consegui medir o “pulso político” das coisas. Com visível apoio dos beirenses, Deviz vai a frente com a sua candidatura independente oque para as lideranças da Renamo constitui uma rebelião ou melhor falta de respeito por não obedecer a posição do partido a saber a de preferir Manuel Pereira para candidato a presidente do munincipio da Beira.

Na reunião do Conselho Nacional realizada na minha cidade (Quelimane) decidiu-se expulsar Deviz Simango da Renamo. Diz-se que “com a sua apresentacao como candidato independente, o Eng. Daviz Simango violou o artigo 10 dos estatutos daquele partido, que infelizmente não consegui descobrir oque diz. Mas usando a minha imaginação esse artigo teria que proibir que os membros da Renamo se candidatem como independentes em situações em que o partido tem um candidato às eleições.
Com essa expulsão de Deiz Simango, como alguém escreveu, “...a simpática cidade de Quelimane passará a ser conhecida como o “cemitério” dos quadros da Renamo, uma vez que foi também nesta cidade, e no mês também de Setembro que outro ex-quadro prominente da Renamo, Raul Domingos, hoje líder do PDD, foi expulso das fileiras da Renamo!

Mariazinha tive que parar e me perguntar oque se passa na Renamo. Pensei até em “crise”, mas uma amigo me “sossegou” dizendo que as lideranças da renamo não achavam que houvesse crise coisíssima nenhuma. Mas nós sabemos Mariazinha que não é o facto da liderança achar ou deixar de achar que existe crise que determina se de facto existe crise aliás já estamos habituados a lideres que negam existência de crises mesmo quando elas estão crassamente visíveis. Te lembras de como se negou que houvesse alguma crise no Zimbabwe?

Mariazinha vamos deixar o tempo passar, vamos deixar o futuro chegar. Vamos apoiar quem acharmos melhor. Mariazinha não tenho medo nem vergonha de dizer que o meu voto vai para o melhor e até agora para mim o melhor é Deviz Simango. Pelo que fez acho sensato que o apoiemos. As agendas dos partidos são obscuras demais Mariazinha para nos deixarmos levar por elas. Ainda não entendo por exemplo quais foram as bases consideradas pelas “bases” da Renamo para preferirem Manuel Pereira em detrimento de Deviz Simango.

Oh deixa a política para lá, será que te contei que vieram para Gorongosa 4 elefantes vindo do Kruger?

Olha antes que me esqueça esteve aqui desde Sexta até essa manhã, o grande Mia Couto. Andou numas filmagens que a RTP está fazendo por aqui. Simples e simpático. Sorriso bonito para todo mundo esse grande Mia é grande mesmo.

Olha, me deixa ficar por aqui

Abraço forte de Chitengo onde moro.

Nelson

P.S: Mariazinha, dizem que Thambo Mbeki já não é presidente da Africa do Sul.

4 comentários:

Reflectindo disse...

Caro Nelson

É interessante. Há poucos dias os estatutos da Renamo estavam no portal do partido, mas quando começaram com o jogo e até pode ser por eu ter interpretado as violações a estes por parte da liderança do partido, quando escrevi sobre o MMM, eles foram retirados. Porém, comigo estão enganados. Eu já os havia imprimido e tenho-os aqui.

O artigo 10 dos estatutos da Renamo fala apenas sobre o emblema como podes ver:

Artigo 10
Emblema

O emblema do Partido representa o seguinte:

1. A perdiz simboliza a identidade, autenticidade, a negação da subjuga;cão e a afirmação da Liberdade.
2. As dez Estrelas Amarelas, simbolizam as dez Províncias do País e as suas riquezas minerais.
3. 3 As três setas dispostas, horizontalmente, da esquerda para direita, ostentando as cores azul escuro, verde e vermelho e simbolizam a arma secular usada pelos antepassados na luta contra a opressão e dominação colonial.

micas disse...

Obrigada por mais esta carta.

Vou abster-me de fazer comentários mais ou menos políticos.No entanto, digo mais uma vez: Força Deviz!

E quanto a Mbeki a ver vamos se ficarão os sul africanos mais bem servidos com o sr. Zuma.O futuro o dirá, but.....

Deves ter tido um fim-de-semana em cheio.Falar, estar, ler o Mia é sempre um prazer imenso.Sou fã incondicional dele.

Mas digo-te: deve ser uma felicidade do tamanho do mundo ouvi-lo no Chitengo. Que casamento perfeito! Mia e a a natureza no seu mais belo esplendor

Vou ficar à espera da série que ele vai começar a gravar para a RTP mas que só passará nos pequenos écrans em 2009.

Boa semana para ti amigo

Nelson disse...

Gosto mariazinha quando 'es a primeira a reagir as carta que escrevo a Mariazinha.
Gosto quando te abstens de comentarios politicos.

Gosto quando deixas que o futuro nos diga oque so ele sabe.

O fim de semana foi sim muita coisa junta. Coisa boa se diga de passagem.
Quer ter podido "estar" com o Mia. Falar com ele. Fazer-lhe umas perguntinhas. desfazer umas curiosidades por ai em diante mas como deves imaginar a agenda dele era apertadinha demais. So o viamos nas refeicoes onde ouviamos um pouco de como tinha sido seu dia.

Nelson disse...

O tal do artigo 10 não me parece ter nada a ver com candidatura independente caro Reflectindo. Agora essa retirada dos estatutos do site da Renamo é muito estranho. Numa altura em que se torna necessário darmos uma verificada neles.