domingo, 28 de setembro de 2008

CARTA PARA DEDE(7): O grande mês de Setembro


Dede meu amigo primeiro vou-te felicitar pelo facto do seu MiradourOnline ter merecido o merecido destaque no no Moçambique-Portugal. O Meu Mundo já passou por lá como blog do mês e é coisa de ser estar grato ao Albertino.
Qoh Dede, queres mesmo saber quem é Mariazinha? Só te digo se me prometeres que depois não iras querer saber quem é a Cristina do meu “Entre as Palavras”.
Criei ela(Mariazinha) faz tempo, com intenção de lhe contar oque vai se passando pelo nosso Moçambique. Imaginei-a distante de mim faminta de notícias e com alguma dificuldade de se informar. Foi assim que lhe escrevi as primeiras “ Do País onde Moro”. Passou pouco tempo Dede, e surgiu uma Mariazinha de verdade se identificando com a minha Mariazinha inventada. As que fui escrevendo depois dessa descoberta foram para as duas Mariazinhas. Tenho que te confessar que passou a ser mais interessante e inspirador porque a Mariazinha de verdade foi “respondendo”, comentando ao que lhe escrevia.
O interessante Dede foi descobrir que a Mariazinha de verdade também é Cristina.
Setembro Dede foi realmente um Mês para tanto. Dessa confusão toda que assistimos tem algo que me ficou bem patente, a saber, a genuína vontade do povo conta muito pouco se é que conta nas agendas partidárias.
A atitude de Deviz é quanto a mim muito didática. Passa para muitos um monte de lições que ainda terá que ser assimiladas. Gostei da expressão “descolonizar-se dos partidos políticos” que se não estou em erro foi usada pelo prof. Serra.
No caso Manhenje e especialmente à reação do grande “prémio Mo”, minha memória de elefante me trouxe de volta as declarações contraditórias de Chissano em m torno da situação do Zim. Deves estar lembrado Dede, de como Chissano querendo ser “menino bonito”, num dia assinava um carta “atirando pedras” à Mugabe e já no outro dia lançava todas as culpas às sanções ocidentais. Não devemos no entanto nos suprender com essa atitude defensiva de Chissano se nos lembrarmos dos “serviços” prestados por Manhenje à família Chissano.
Lendo o cepticismo das pessoas cheguei a recorrer à máxima “ o mundo ralha de tudo”, mas com cabeça fria dá para andar desconfiado. Já divaguei pelas duas primeiras razões que apontas. Havia realmente uma necessidade de “acalmar os doadores” mas estes precisam ser bobos demais para “engolirem” essa com facilidade. Aliás Dede teremos que esperar e ver o desenrolar dessa novela que promete muitos capítulos. A segunda também se encaixa perfeitamente com o “season” em que estamos, em que como fomos habituados, tudo serve para ganhar votos. Pensas Dede que vou me supreender se a história dos homens armados, que andou “hibernada” por algum bom tempo, de repente entrar em errupcão? Melhor temos que fazer é esperar Dede. Esperar atento.
Enquanto isso deixo-te ficar um forte Hugs com cheira da natureza que me rodeia.

P.S: Antes que me esqueça Dede, também nesse Setembro vieram ao Parque 6 Elefantes doados pelo Kruger National Park. Passou por aqui o grande Mia Couto numas gravações para RTP e há dias estivemos com o velho Cadmiel das pescas.

2 comentários:

micas disse...

OH! agora estão as carecas a descoberto.....e aqui para nós que ninguém nos ouve...obrigada pela referência. Continuarei a estar aqui de pedra e cal!

"A atitude de Deviz é quanto a mim muito didática". Mais do que didática, é de coragem! Coragem e sentido do dever a cumprir!

Parabéns ao Parque pelos novos elefantes e estou à espera da série do Mia Couto sobre os parques e reservas de Mçambique.Com certeza a não perder!

Nelson disse...

Oh Micas a ansia por essa serie de Mia 'e grande mesmo.