sábado, 29 de agosto de 2009

DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha XIX


Mariazinha minha amiga!
Anibalzinho voltou à Moçambique. Recapturado pela polícia Sul Africana como oficialmente se diz, ou voluntariamente entregue como ele diz não interessa. A verdade é que mais uma vez está preso em alguma cadeia de “mínima” segurança onde como doutras vezes poderá a qualquer altura se pôr à fresco.
Tens que te lembrar Mariazinha que por três vezes esse homem desafiou o nosso sistema de segurança prisional e se viu livre dele uma das vezes tendo sido recapturado em Canadá. Assim que fiquei a saber da recaptura me perguntei para quando estava marcada a próxima fuga. É que a coisa ficou tão habitual que nem sei se vale a pena mantê-lo em alguma cela e com alguma segurança. Penso que ficou provado que independentemente do nível de segurança, sempre que ele quiser sairá e para onde bem lhe apetecer.
O estranho Mariazinha é o esforço que se faz em relacionar a captura ao período eleitoral que se avisinha, tentar associar Anibalzinho ao crime organizado, às elites governamentias, às corrupções dentro do polícia. Isso é quanto a mim procurar tirar o mérito à Anibalzinho. Achá-lo incapaz de empreender essas fugas por conta própria. Isso é procurar politizar/partidarizar um criminoso. E isso é maldade mesmo se se usar como argumento o facto de ser a Frelimo a frente do sistema de justiça.
Mariazinha Anibalzinho chegou e disse oque disse, vamos lá ver oque acontece daqui em diante.
Mudando de assunto, o “pai da democracia” passou por Sofala e no comício de encerramento de sua visita no populoso bairro da Munhava, “preferiu” priorizar ataques à Deviz Simango. Primeiro tratou de vaticinar que o MDM não conseguiria mais de 3% nas próximas eleições e para asseguir embarcar em insultos puros. Traidor, intriguista, mentiroso, confuso, ladrão, cobarde, demente são alguns dos adjectivos feios que Dhlakama atribuiu à Daviz Simango. Essa atitude para com um adversário político me mostra que de democracia Dhlakama não tem nadinha.
As acusações e contra acusações típicas do ano eleitoral começaram. Esse ano a coisa vai ser quente já dá para ver.
Tenha Mariazinha um bom final de semana

2 comentários:

micas disse...

Perdoa a expressão mas esta história do Anibalzinho já me cheira mal. Tanto gato escondido com rabo de fora...

Gande D. Matilde! Um beijo meu para ela.Para ela e para todas as Matildes da minha terra.
Nada de mais sábio do que os pensamentos simples. Dar uma oportunidade a um homem novo!

Sabes amigo? Diz o ditado que só se fala de quem realmente tem importância. De quem de alguma forma nos faz frente. Fala-se de Deviz porque tem importância!Vê-se nele um esperança num mundo novo.Num Moçambique renovado, fresco, com outra alma.

Um abraço

Ups - gostei da carta que escreveste ao nosso amigo Dede

Nelson disse...

Amiga, essa história cheira isso mesmo sim. MAL! Eu só sinto vergonha. Especialmente quando depois dessa vergonha toda vem gente me falar de auto-estima. Começa a ser vergonhoso se identificar com esses país e suas “porcarias”.
A dona Matilde é lucidamente simples. Tenho para mim que existem um sem número de Matildes que pela primeira vez encontraram um motivo para participar nas eleições. Dar opurtunidade a um homem novo.
Fazia tempo que não escrevia para o Dede. Vamos ver oque ele diz.