segunda-feira, 17 de agosto de 2009

QUEM SE BENEFICIA COM A EXCLUSÃO DE CANDIDATOS?

Quando ainda soa e bem alto o “barulho” em torno da exclusão de alguns dos candidatos às presidencias de Outubro, me lembrei do editorial de Salomão Moyana no Magazine Independente se queixando da “impresidenciabilidade” de alguns dos canditados inscritos. Para Moyana, não fazia sentido que homens “desconhecidos”, que nunca deram mostras de vulto em alguma capacidade política administrativa ou já se deram foi uma bem desastrosa, viessem agora almejar em dirigir o país. Moyana chegou a “desconfiar” que alguns desses candidatos estão mesmo interessados é, em “abocanhar” o fundo que teriam direito para suas campanhas eleitorais.
Do acordão do conselho constitucional, fica demasiado claro que não é pelas razões que Moyana levantou, que alguns dos candidatos foram excluídos mas o facto da lista dos excluídos coincidir com a de Moyana, deve ser uma boa notícia.
Os argumentos que sustentam a exclusão, estão explanados no acordão e me deixam “sem ouvidos” para as “queixinhas” que os excluídos vão por ai naturalmente deixando.
Alguém me perguntou como coloquei no título desse post, a quem essas exclusões beneficiam e quando provavelmente esperava que eu dissesse, mesmo sem pensar, que as exclusões, benefiam à Frelimo e seu candidato, num jeito provocador, respondi que em primeiro plano beneficiam aos excluídos pois na próxima, exactamente daqui a cinco anos saberão com certeza se organizar atempadamente melhor. Aqui decidi “desculpar” os candidatos que entram nessa corrida pela primeira vez. A inexperiência pode ter contado e muito. Quem concorda comigo nessa posição vai ter que “estar comigo” quando eu for elogiar à Deviz Simango e sua equipa, que apesar de levarem a mesma “inexperiência” tiveram o cuidado de ir de acordo com as leis.
Se “desculpamos” os candidatos “inexperientes” que diremos dos candidatos com Yakub Sibindy e Raúl Domingos que já levam alguns “calos” nessa coisa de presidenciais? Não vão cá me dizer, que “as regras do jogo dessa vez mudaram pois, essa tal ligeira mudança das regras de jogo, não seria suficiente para justificar tanta falta de atenção e desorganização que acaba bem “punida” pelo Conselho Constitucional
Para mim(eleitor) a vantagem está no facto de me terem poupado a “chatice” de antes de decidir em quem votar, “ler” os sete candidatos, ir aos seus comícios eleitorais, escutar-lhes as “mentiras das verdades” e muito mais. A escolha me ficou facilitada. Tenho poucas opções. Na verdade penso que me restam apenas duas(Guebuza, Simango) pois, depois de CC eu fiz minha própria “exclusão”.
Se haverá alguém mais que se beneficie com essas exclusões?
Pensei no candidato Afonso Dhlakama. A partir das suas declarações para justificar a “capanguisse” feita á Deviz Siamngo em Nacalo Porto, fiquei a acreditar que se reduziram quase a zero, as posssibilidades de voltar a ser “humilhado”, pois será difícil que ele esteja na mesma cidade com o puto Deviz.
Se beneficiam todos os três candidatos que sobraram, pois, para si vão alguns dos votos que iriam para os canditatos excluidos.

Sem comentários: