sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DO CHITENGO ONDE MORO: carta para Mariazinha XVIII


Mariazinha minha querida amiga, a quanto tempo!!!
Hoje te escrevo numa sexta feira a maneira antiga, lembras?
O tempo passa, eu dou um stop no escrever, mas a vida, como sabes, continua na sua máxima força.
A maior novidade desse Agosto é com certeza a ponte. Inaugurámos( Eu e Guebuza) a ponte sobre o rio Zambeze. Acabou e para sempre Mariazinha aquela chatisse que tinhamos sempre que quisessemos visitar os outros lados desse teu grande Moçambique. Agora posso por exemplo, fazer Beira Quelimane e vice versa sem me preocupar se o rio esta cheio ou não, se o batelão está operacional ou não. O país está ligado se é que estava desligado e ou está mais uma vez ligado se á que já estava ligado.
A ponte é “grande” e linda. É maior que Moçambique. Maior que o Zambeze. Maior que os moçambicanos que a utilizarão. Maior que Armando Emílio Guebuza, nome oficial com que a baptizaram. Só se compara na grandeza, com a história secular do grande rio. Os crocodilos se entristeceram, choraram “lágrimas de crocodilo” no seu sentido literal. As businesswomen das margens do rio também choraram. É que os negócios, das bancas e outros(somente nocturnos) que me excuso de chamar pelo próprio nome, já não se poderão fazer com a mesma rentabilidade de antes. Mariazinha me lembrei do nosso provérbio sena “Ntendere wa ngumba ndi kulira kwa ngiri-a alegria do porco é tristeza do javali”. A ponte não podia alegrar todos não achas?
A propósito da ponte, andou(ainda anda) um pouco por todo lado, uns debates acerca do nome da ponte. Eu, Mariazinha, que sou muito dono de mim mesmo e que considero a ponte muito minha independentemente do nome que lhe fosse atribuido, decidi não entrar nessa conversa, pois entendi que a conversa tinha mais a ver com muito mais do que com o nome da minha ponte.
Os mêses vão correndo Mariazinha e logo logo temos o grande Outubro. Outubro da paz, Outubro de Matsangaissa, Outubro de Samora e neste 2009, Outubro das eleições. Já me inscrevi(mudei de residência), já temos os candidatos inscritos e só falta mesmo decidir em quem confiar o meu precioso voto. Andam já por ai, como sempre, discursos bons e maus, enfim coisa de ano das eleições. O parlamento Juvenil fez algo bonito Mariazinha. Decidiu chamar e conversar com os presidenciáveis e tirar deles as ideias que tem acerca da juventude. Gostei!
Mariazinha não quero que oiça de outras fontes oque o camarada Chipande disse. Ele acha e disse que não existe mal nenhum em dirigentes da Frelimo acumularem riqueza, pois foram eles que nos trouxeram a independência. Ai Mariazinha me senti bem menos “independente” quando ouvi(li) Chipande. Ele foi bem mais longe e disse que se estivessem vivos, Mondlane e Samora também teriam entrando para essa corrida ao enrequecimento. Como pode ele falar assim dos mortos? Enfim coisas de ano de elições.
Aqui no acampamento a vida vai em cheio. Estamos naquela época que a casa anda quase todos dias cheia. A dias esteve cá o Vice do Turismo, Rosário Mualeia. Tenho que aproveitar dizer-te que lhe admirei a simplissidade.
Estivemos(eu e Guebuza) na semana finda em Chimoio. Ele inaugurando isso e aquilo e eu no meu trabalho. Passamos pelas mesmas ruas esburacadas e se ele tivesse ido ao mercado 38 onde eu fui, teria visto os mesmos montes de lixo ao lado do mercado. Chimoio está cada vez mais suja e não sei porque. Se fosse Beira diriamos que é por causa das constantes saidas do edil em serviço do MDM. No caso de Chimoio e de outros tantos municipios que estão numa auténtica lixeira temos que encontrar outros motivos pois tanto quanto sabemos os edis não fazem mais nada senão velar pela cidade
Bem me deixa parar por aqui.
Te desejo um bom final de semana.

2 comentários:

micas disse...

Meu querido amigo

Só agora li a tua carta.Como também sou filha de Deus, dei-me ao luxo de tirar um fim-de-semana fora aqui do meu burgo.

Que bom ir sabendo notícias da terra!

Sobre a nossa ponte, só espero que ela continue a unir os homens, como une as margens

Viva o Chitengo! Viva para o Carr e todos os seus colaboradores.Força!Sempre melhor,deverá ser o lema

Mas como não há bela sem senão....lá vem a notícia triste de uma Chimoio suja.Se me permites a ousadia...será que uma cartinha ao presidente da câmara, assinada por uns quantos, não teria algum efeito?

Amigo sei que és do que não recusam uma boa luta. Mãos à obra. Que tal "espicaçar" um grupo que leve para diante o propósito de tornar a cidade mais limpa. Cidade limpa é cidade linda( slogan utilizado aqui na minha 2ª terra)

Um abraço e vai continuado a dar notícias

Nelson disse...

Bigada Mariazinha. Vc sempre com boas ideias. Boas ideias. Num custa nada tentar