terça-feira, 6 de janeiro de 2009

2009 OQUE EU QUERO NESSE NOVO ANO?


"Chegou o ano novo.
Chama-se 2009.
Temos 365 novas oportunidades, pela frente, para sermos felizes e fazermos felizes, aos que nos rodeiam.
Dá para corrigir os erros do ano passado.
Vamos aproveitar cada segundo da melhor forma"

Oh oque eu quero nesse ano novo(2009)?
Queria muita coisa. muita coisa mesmo. É tanta que não sei onde começo. Melhor não começar por lado nenhum. Melhor me espalhar mesmo. Dizer tudo oque eu quero e de qualquer maneira.
Quero por exemplo que as eleições que teremos em 2009 sejam bem melhores que as que já tivemos até agora. Mais participação. Essa negócio de 70% de abstensões não me faz lembrar nada de bom. Não queria que houvessem nessas eleições acusadores e uo acusadores de fraudes. Quem prepara fraudes que as não prepare dessa vez. Quem tem sido vítima de fraudes, que tudo faça para avitá-las bem antes de acontecerem. Esse negócio de ficar sentadinho enquanto as fraudes acontecem só a espera de reclamá-las mais tarde também não me faz lembrar nada de bom.
Quero que as promessas feitas nas cmapanhas eleitorais, sejam cumpridas o mais breve possivel. Sei sim senhora que não se faz tudo duma vez, mas esse negócio de deixar tudo para o fim do mandato é grande aldradices e não me faz lembrar nada de bom. Vou querer ver as estradas a serem construidas e ou reabilitadas. Escolas, hospitais, valas de drenagens e bla, bla... para que os munincipes (meus fellows) não se sintam defraudados como doutras vezes.
Vou quer ver mais que ouvir. Camaradas esse negócios de discursos furados está me enchendo o saco. Se se fizesse algo mais visivel nem seria necessário falar, já repararam nisso. Quando a pobreza diminuir eu vou ver isso com meus olhos. NÃO VOU PRECISAR QUE ALGUÉM O DIGA.
Vou querer menos sangue derramado. Esse negócio de bandido ir por ai matando tudo e todos e depois me dizerem que a criminalidade esta baixar não me faz lembrar nada de bom. O ano que passou foi uma tragédia embora o chefe do estado tenha dito o contrário. Vou querer que nenhuma bala se perca por ai matando inocente. É nossa polícia não precisa ser tão extremista como tem sido puxa gente. Pequena coisa já sai atirando e atirando para matar. Só não atira para matar quando é bandido.
Vou querer ver mais seriedade nos membros do governos. Mais honestidade. esse negócio de dizer que o ensino é de qualidade, puxa gente é um mentira crassa nem? Que qualidade que nada. O negócio de multipla escolha provou sozinha que não é coisa que presta. Esse negócio de dizer que os intervenientes não estavam preparados é uma bela estupidez pois sendo algo novo devia se prever que os intervenientes não estariam preparados.
Já disse quero muita coisa. Quero uma Renamo viva. Diferente da que tem sido ultimamente. Gente escutem-me só. Um oposição é importante até para a própria frelimo. Para ter uma victória com que se possa orgulhar a frelimo precisa ter um adversário a sua altura. Orgulhar-se de ter vencido retumbatemente um adversário doentio e fragilizado é no mínimo COBARDIA e das maoires.
Quero que PR gaste menos os parcos recursos que temos. A presidência aberta pode ser que tenha seus resultados mas nada tão grande que justifique os gastos que ela envolve. Gastos desnecessário diga-se de passagem. Quero que a procuradoria nào se deixe ficar pelo bem que já fez. Bem questionável. Os camaradas que foram detidos por esta e outra razão precisam ser julgados.
Não vou querer que o trio seja recapturado. É vergonha demais que eles sejam recapturados pura e simplesmente para que no momento opurtuno seja retirados novamente isso não. Não vou querer voltar a assistir isso.
Bem vou querer muita coisa. E penso que melhor mesmo será ir querendo pouco aos poucos ou ir dizendo pouco aos poucos.
Aqui fica o meu primeiro pouco.

6 comentários:

micas disse...

Nelson,

Se me é permitida a opinião, aqui vai.

É bom estarmos atentos ao que se passa à nossa volta e que queiramos lutar para que elas melhorem.

É nossa OBRIGAÇÃO enquanto cidadãos responsáveis, activos e solidários.

Mas deixa-me pedir-te uma coisa.
Vamos todos começar o ano, por ver também as coisas boas ao nosso redor. Vamos falar delas! Vamos divulgá-las!

Este ano novo que que trará tanta incerteza económica e social, vamos apoiarmo-nos uns aos outros.

Vamos a levantar a nossa auto-estima. Acredita que será um 1º passo, mas que dará resultados.

"Bora" a isso todos juntos?

Um abraço

Ximbitane disse...

Mano, queira a vontade. No final do ano, predisponho-me, se Deus quiser a ajuda-lo no balanço dessas oportunidades todas. Bom ano

Reflectindo disse...

Que bom fazer lista desde já, pois é faz controlar o que se cumprir para avaliar bem o estado da nacão.

Abraco

Nelson disse...

Isso ai reflectindo. E ja que querer nao faz mal eu vou kerendo aos poucos. Spero log logo trazer outros meu kerer's

Nelson disse...

Isso ai mana. Vamos kerendo. Quem sabe dessa vez nos oicam.

Nelson disse...

Tenho que primeiro agradecer-te Micas e asseguir concordar plenamente contigo. Vamos a isso que 2009 promete