quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Diário de Férias V (Uma tarde com Derry Navais)


Mariazinha aqui vai mais uma das férias.
Pessoas são o meu forte. São elas que importam.
Na minha filosofia, no fim do dia, só a qualidade dos relacionamentos que tivermos criado, vai importar. E eu, felizmente, tenho-os aos montes. Amigos próximos e distantes, reais e virtuais Simples e complexos, todos amigos. Nessa minha curta estada em Quelimane deu para ver e rever um monte deles. Deu para fazer um monte de novos. Deu para tornar em amigos reais os que até então eram apenas virtuais. É coisa doutro mundo a emoção de “conhecer” pela primeira vez(cara a cara) alguém que de alguma maneira você já conhece, regularmente trocam emails ou falam ao telephone.
Entre os momentos mais marcantes com os amigos, fica registada a tarde que passei na companhia de Adérito Navais Acácio Luís, ou simplesmente Derry Navais como é conhecido nos meandros da música.
Conheço-o já la vai uma década. A amizades que criamos, sólida resitiu a toda sorte de distâncias. Penso até que foi amadurecendo ao mesmo tempo que nós iamos amadurecendo e descobrindo os mistério da vida. Dizem que Derito “tornou-se” músico, mas eu sei que músico Derito já era. Basta me lembrar de como andava cantarolando enquanto passeavamos nas ruelas da vila de Gilé onde nos conhecemos. O seu amor pela música e meu pelas letras foi oque na altura nos gravitou. Havia, sem percebermos com clareza, algo de comum entre nós.
Os anos passaram, e quase perdemos o contacto um do outro até que uma amiga comum, por sinal virtual nos “devolveu” o contacto. Trocamos um monte emails, novidades, planos e quis Deus que voltassemos a nos encontrar e dessa vez em Quelimane.
Depois de todos esses anos distantes um do outro havia muito que converser e foi assim que passamos uma tarde “jogando conversa fora”. Derito tinha mais por dizer que eu. Sua vida de músico está cheia de experiências interessantes. Sua convivência com as grandes figuras da música moçambicana como é o caso de Guilherme Silva só para ilustrar é tema para muito papo. Como lida com a fama, os fãs. Oque ele acha dum e doutro músico, oque eu acho dum e doutro músico, nossas convergências e divergências. O espírito por detrás das músicas que ele fez, oque lhe inspirou, os videos etc, etc… A tarde é até curta demais para o tanto que temos por conversar mas valeu a pena termos estado juntos.
Mariazinha, fim do dia, tu percebes que estás ao lado duma figura importante que as vezes sem querer e sem perceber “faz a cabeça” das pessoas. Percebes que por detrás desses músicos, existe um ser humano, com coração. Com desafios, sucessos e fracssos. Com medos e receios. Com um sem números de necessidades, limitações, enfim, uma vida, uma humanidade por viver.
Derito lança ainda esse mês o seu mais recente trabalho, “Tu é quem sabes” e eu estou ansioso em desfrutá-lo.

Sem comentários: