quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DESOBEDIENCIA CIVIL:Quem Está Interessado?


Li na edição de hoje(22 de Janeiro) do Diário de Moçambique, que Fernando Mbararano promete desobediência civil dos beirense em protesto da victória da Frelimo. Me pergunto quem estaria interessado nessa desobediência? Me parece que a Renamo na Beira não aprendeu a lição ainda.
Rejeitou a Deviz alegando que as ‘bases” da Renamo queriam Manuel Pereira. Na votação percebeu-se que não havia base da Renamo coisíssima nenhuma apoiando Pereira. Aliás foi mesmo apartir da campanha que os mais atentos foram percebendo que Pereria esta abandonado. Agora me aparecem com essa história de desobediência civil que não me faz lembrar nada. O melhor que a Renamo tem de fazer é dar o maior apoio que poder a Deviz Simango, e que sabe os beirense se “reconciliem”com ela.
Na mesma edição pode-se ler a reação de Lourenço Bulha que igualmente não aprendeu a lição, óque parece nem sempre é”. Diz Bulha que os resultados dessas eleições, a victória da Frelimo mostra que a Beira passou aser bastião da Frelimo. Treta das maiores essa maneira de pensar. A Frelimo ganhou a Beira e quem sabe alguns outros munincipios gracas ao descontentamento dos elitores em relação a Renamo. Muitos dos que votaram na Frelimo na Beira, queria ter votado na Renamo se ela estivesse organizada ou simplesmente se tivesse concorrido com Deviz Simango. Não tenho como duvidar que os que votaram e garantiram a retumbante victória de Deviz Simango votariam na Renamo se aquele fosse candidato da Renamo.
Desobediência civil? Ninguém está interessado maon Mbararano. Bastião da Frelimo? O futuro nos dirá cota Bulha

5 comentários:

Anónimo disse...

Aló Nelson!

Mbararano e Bulha são individuos que para mim não importam neste momento em que estamos a mil Km/h.

diga alguma coisa mano que História é essa de se precionar o Daviz para formar partido com objectivo de entrar na corida nos próximos pleitos? faço essa pergunta por enventualmente apareça alguém mais informado a esclarecer-nos. Daviz pode formar Partido mas não para a próxima corrida obviamente que o seus adversários já partirão! seria uma derrota por precipitação. apelo os Empresários, Comunidade internacional para terem paciência de acompanharem o mérito do Daviz.

As pessoas andam por ai adizerem que FRELIMO roubou, defraudou etc. esquecem que no momento que estam a falarem este já está no terreno a trabalhar sob pretesto de agrecer o voto ou Presidência aberta e por ai fora e você! como é que quer vitória se nunca saiu pelo meno para aqui em Boane ver o que está a acontecer? Daviz seria uma boa aposta sobre tudo para joves e intelectuais preocupados com mudanças políticas positivas no nosso país.

Nelson disse...

Oh Chacate. Quero concordar contigo que se trata duma seria precipitacao que seguramente Deviz sabera evitar. Acho que movidos pelo sucesso de Deviz essas vozes acham que Deviz se sairia bem como candidato presidencial por algum partido. A ideia de criacao do partido até que é boa mas o timing esse nao. Agora o Deviz deve se concentrar no seu segundo mandato como Edil. Mandato que sera um pouco mais dificil que o primeiro onde ele tinha apoio total da assembleia munincipla pelo menos nos primeiros anos. Durante esse tempo(segundo mandato) Deviz aproveitaria consolidar-se. Num futuro mais calmo ai sim. Com mais calma.

Reflectindo disse...

Mbararano teria apoio de quem nessa desobediencia? Com certeza seriam apenas os que votam no Manuel Pereira, uma minoria insignificante contra todos milhares que votaram na Renamo e Daviz e os que votaram na Frelimo e Bulha e o resto.

Bulha Macuacua, Paunde estao tentando fazer uma propaganda sobre Sofala sem terem em conta que as eleicoes foram realizadas em vilam e a abstencão foi mais de 50 % (confirmo depois) nas autarquias de Sofala.

Ora meus caros Chacate e Nelson, estão a ver aqui a necessidade de um stress para nos organizar em partido? Que se discuta a questão de candidaturas presidenciais, mas um partido mais amplo em que amantes da democracia são protagonistas é urgentemente necessário. Temos que cortar as intencões de partido único nestas eleicões de 2009. Cinco anos a espera serão muitos e os dentes da Frelimo são ainda muito grandes. A pressão da Frelimo na funcão pública será sufocante.

Sou da opinião que formemos um partido nosso agora e trabalhemos juntos arduamente.

Nelson disse...

Caro reflectindo concordamos no facto de haver necessidade de um partido politico fresquinho. Com mentes democraticamente frescas e Deviz seria um bom lider para esse tal partido, mas eu acho um pouco precipitado. Correr-se-ia o risco de acabar com Deviz. Cinco Anos parecem realmente muitos mas para quem ja suportou mais de 30 seria melhor sofrer mais um poukinho enquanto se prepara pa fazer algo fazer bem feito

Reflectindo disse...

Nelson, ainda bem que concordamos no primeiro passo. Acho que este é o passo mais decisivo. Sem dúvidas que Daviz precisa de se concentrar mais para Beira, mas para que ele continue a fazer mais na Beira, precisa de uma forca política que lhe suporte, essa a que chegamos conclusão ser necessária. Penso que seria UM BOM ganho se o partido a formar-se conquistasse o maior número possível de votos de dentre os que abstem, dos que têm votado pela Renamo como a sua única alternativa e mesmo dos pressionados a votar para na Frelimo.

Uma outra coisa que tenho sugerido, é do partido a formar-se, tentar ultrapassar a cultura da maioria dos partidos em África - uma pertenca dos seus líderes e não dos seus membros. Penso que o partido que clamamos está a ser bem concebido. É do Povo e vem do Povo. E quando um partido é nossa pertenca exige a cada um de nós um trabalho árduo.

Nelson, acho que o Chacate desafiou-te. Ele propôs-te para criares um tema que discutisse sobre isto.