quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SE O VOTO FOSSE SECRETO!

Já ouvi falar-se por ai que o voto é secreto. Dizem que existe até uma lei que assim diz/defende. Leigo como sou nessas coisas de leis, não sei oque essa tal lei diz exactamente e mesmo que soubesse não teria certeza do que ela quer dizer. É que as vezes existe uma súbtil distância entre oque uma lei diz e a interpretação que dela se faz. Já vi casos em que uma mesma lei é interpretada de formas tão diferentes chegando-se ao ponto de interpretações completamente opostas. A interpretação depende das conveniências eu acho. Mas vamos lá tentar ser simples como eu gosto.
Secreto, é no sentido mais simples e geral, algo que não se pode/deve revelar.
Se o voto é secreto, não devia ser revelado. Entendo assim!
Se o voto fosse secreto, os diversos candidatos e brigadas com que nos cruzamos nas famosas “campanha porta a porta” e “contacto interpessoal”, não deviam nunca nos perguntar em que votaremos, muito menos perguntar se votaremos neles ou não. É que, se por cobardia ou simplesmente para alegrá-los disssermos que votaremos neles, os “coitados” ficam felizes da vida e saem por ai cantando coisas do tipo “o povo está acatar a mensagem...a victória é certa” e blá, blá. Se ao contrário do esperam ouvir ganharmos coragem, e como Alice Mabota diante de Joaquim Chissano dissermos que não votaremos neles, nos pedem logo para justificarmos o facto de não votarmos neles.
Se o voto fosse secreto, por mais membro ou simpatizante que fossem e convencidas estivessem, as famosíssimas cantoras Lizha James e Neyma Alfredo(só um exemplo) não passariam pela nossa televisão nos dizendo em quem votarão e porque o farão.
Os que nos dizem que o seu voto vai para algum partido da oposição falam de mudanças que acreditam piamente e nunca nso explicam porque acreditam. Os que prometem votar na Frelimo usam o mesmo velho argumento das “realizações” da Frelimo. Esses compatriotas “negam” ver ou perceber que essas realizações de que a Frelimo orgulhosamente se orgulha(passe a redudância), são de todos nós, independentemente da simpatia ou filiação partidária. Negam a realidade!
As escolas, hospitais, estradas, e pontes construídas durante os ”legítimos” 34 anos do governo da Frelimo só foram possíveis como os dinheiros de todos Moçambicanos(os que não se simpatizam com a Frelimo inclusos), ou então com os dinheiros da “generosidade” da muitas vezes “diabolizada” comunidade internacional. O mérito é de todos nós minha gente! Não acho justo(no mais rudimentar sentido de justiça) que a Frelimo reclame sozinha oque foi feito por todos os Moçambicanos juntos.
Me convençam que o voto é secreto!
Me expliquem oque a tal lei do “voto é secreto” dize e quer dizer!
Me ajudem a entender que ao contrário do que penso, as realizações são só da Frelimo.

10 comentários:

Reflectindo disse...

O que me assusta é que os que querem saber o sentido do voto do eleitor, são os mesmos que aprovaram a Constituicão da República de 1990, a primeira desde a independência a legislar que o voto seria secreto.

Talvez não saibamos interpretar a lei.

Abraço

Ximbitane disse...

Mano, de facto o voto é secreto sim ou assim deveria ser. Este teu post faz-me recordar um episodio que tenho vivido em minha propria casa:

Os meus filhotes, de 8 e 4 anos, nao estao alheios ao que acontece nesta altura do campeonato. Conhecem de cor e salteado banda sonora da pub que passa frequentemente na TV. Trazem panfletos eleitorais (engraçado é que é de um so partido) e questionam-me frequentemente em quem vou voltar.

Ja os adverti que nao quero panfletos de quem quer que seja nos meus dominios privados (quarto/escritorio) e que também nunca vou dizer em quem vou votar. Ah, sobre isso, so nao me acusam de ser da esquerda, direita ou centro (debate no blog do PC Mapengo) porque ainda nao tem noçao dessas "direcções".

Breve, indo para aquela maxima que diz "o facto de... nao implica que", dizer que vou votar em sicrano ou beltrano nao é garante suficiente de que no dia 28 vou "sujar o dedo" por esse partido ou candidato. Sabe-se la o que se ganha com essa afirmaçao publica? Ja se diz que ha quem lucre gasosa por colar panfletos nas viaturas...

E o voto é secreto!

Nelson disse...

Eu não acredito muito no que se diz por ai e acho que havendo seriedade ninguém devia se deixar levar por essas promessa do tipo “contem com o meu voto”.

Anónimo disse...

Ja agora diga-me Nelson, se a campanha nao eh para conquistar votantes, para que serviria ele? E como se conquistam votantea?

Eu creio que os que de forma directa e sem rodeioa pedem o teu voto e te perguntam se votarahs neles estao no seu direito. Estao tambem no seu direito os que o fazem subtilmente.

Eu comparo tudo isto com o jogo de seduzir outro(a) para o namoro. Alguns o fazem de forma explicita e quase brutal. Outros, em contrapartid sao tao subtis que logram levar a agua ao seu moinho sem dizer uma unica palavra. Portanto, Guebuza, Dlhakama, Simango e Chissano estao no seu direito de usar todas as armas para conquistar o eleitorado.

Sobre as realizacoes. Se o Nelson acha que, por exemplo, os 7 milhoes sao obra do Candidato que apoia, nenhuma lei do paiis te impede de usar esse trunfo na campanha desse teu candidato. Se achas que adescentralizacao estah a ser impulsionada pelo candidato que apoias podes usar essa arma nos actos eleitorais.

Porque eu penso que essas sao realizacoes de Guebuza uso esses factos nos grupos de choque que eu dirijo.

Obed L. Khan

Nelson disse...

Caro Obed, eu acho que é nessa hora que eu “perco a cabeça” e parto para oque muito detesto.
É de propósito que procuras destorcer oque eu escrevi?
Em nenhum momento no meu curto e simples post(não precisava de perícia para entendê-lo) falei directa ou indirectamente que sou “contra” que se conquistem votos seja lá de que forma for.
Só não entendeste porque não quiseste entender que o forte do meu post é a questão do catácter secreto do voto.
Que se peçam votos “de forma directa e sem rodeio”, não tenho nada contra isso. A campanha é exactamente para isso. Pedir votos! Eu me queixo contra a mania de me perguntarem se votarei neles. Me queixo contra a mania de me perguntarem porque não votarei no PDD, MDM, Renamo ou Frelimo, conforme for o caso. Eu acho que ninguém esta no direito de me “exigir” as razões por detrás do sentido do meu voto.

”Eu comparo tudo isto com o jogo de seduzir outro(a) para o namoro”.

Concordo com a tua comparação, onde a palavra chave no meu entender é SEDUZIR. Seduzir para mim sugere ausência de violência de qualquer tipo. O camarada Obed não exige motivos quando a “outra” lhe dá um não. Fazer isso seria sair do campo da sedução e partir para outro.

Quanto aos 7 milhões já se falou muito. Antes de discutirmos os critérios de atribuição, a falta de preparação dos camaradas que gerem essas avultadas somas de dinheiro deixa-me fazer-te uma pergunta bem simples. Donde saem os 7milhões que são alocados aos distritos? Se me provares que esse dinheiro é proveniente das contribuições dos membros do partido Frelimo ai concordarei plenamente contigo que a Frelimo reclame sozinha essa "grande" realização. Mas se como eu penso, esse dinheiro vem dos impostos dos Moçambicanos, ela é de todos nós.

Fui muito claro e simples e ainda não entendi porque uma pessoa tão entendida como sei que és foi bem “à esquerda” daquilo que eu escrevi no post.

Anónimo disse...

Amigo e irmao Nelson, o que estou a dizer eh: (i) o jogo de seducao implica perguntar a(o) outro(a) "queres namorar comigo?" Por isso os politicos podem tambem perguntar "has-de votar em mim?" Caberia ao eleitor decidir se quer manter o seu voto secreto ou nao. Porque o voto nao eh prescritivamente secreto. A lei nao me impede de anunciar em quem pretendo votar. A lei impede apenas que eu seja forcado e coagido a declarar o meu sentido de voto. Quem quiser declarar o seu sentido de voto pode faze-lo porque nao serah punido por isso.

(ii) Sobre as realizacoes. Eu posso dizer que os 7 milhoes sao obra de Guebuza. Essa eh a minha conviccao. Se Nelson acha outra coisa, se tem outra conviccao, enuncia exactamente essa opiniao e conviccao nos actos eleitorais. Inclusivamente pode dizer que Guebuza nao tem nada a ver com os 7 milhoes. E, consequentemente, pode reclamar o merito para o teu candidato. O que estou a tentar dizer eh: a FRELIMO tem todo o direito de vender as realizacoes que entende como suas. A oposicao tambem.

(iii) Eh exactamente isso que continuaremos a fazer. Dizer que determinada realizacoes sao nossa. Temos orgulho nelas. Quem tiver argumentos que nos desminta.

Obed L. Khan

Nelson disse...

Continuo a não te reconhecer caro Obed. Se eu nunca te tivesse lindo em outras situações onde te apresentas aparentemente “lúcido” e rico em argumentos, podes ter certeza que te colocava na lista de “estupidos”e mal intencionados. É que está difícil “engolir” essa tua “mania” de destorceres oque digo ou me atribuires oque não escrevi. Donde trouxeste a “estupida” ideia de que eu acho que os sete milhões não tem nada a ver com Guebuza? Certamente que não foi do meu post ou dos meus comentários. Esta mais que claro queque esse assunto de 7 milhoões tem algo ou tudo a ver com Guebuza, pois foi ele que de forma impensada decidiu atribuir os 7 paus aos distritos. Tanto quanto sei, não houve nenhum estudo antes que a decisão fosse tomada. Se houve foi um fiasco de estudo pois se fosse estudo sério e de verdade, ter-se-is descoberto as incapacidade que os nossos quadros lá nos distrito tem de gerir essa “massa”. Ter-se-ia detectado a incapacidade que os benefiários tem de reembolsar os valores dentros dos prazos estabelecidos. Ter-se-ia descoberto a vulnerabilidades dos que estão a frente dessa “mola” de se meterem em esquemas de corrupção, partidarismo e nepotismo que acompanhamos nas presideências abertas do camarada Guebuza.
Bem eu prefiro desistir. Se alguém não nos entendo porque não pode, ai nós nos esforçamos mas se o faz porque não quer, como parece ser seu caso, não nos restam alternativas.

Anónimo disse...

Pronto, jah partiu para o que sabe fazer. Chamar os outros de estupidos. Como sempre, nao vou retribuir porque, pelo contrario, acho o Nelson muito inteligente. E pode crer que nao eh ironia.

Obed L. Khan

Nelson disse...

Incrível ilustre Obed!
Incrível como insistes em atribuir-me palavras e feitos que não consigo entender onde os encontraste. Eu estabeleço uma diferença entre chamar alguém de estúpido e emitir uma opnião em relação a atitude ou ideia de alguém. Eu não chamei a ninguém de estúpido.
Quanto ao elogio muito obrigado. Pode ter a certeza que mesmo que fosse ironia estar-te-ia grato.

Cocktail Molotov disse...

A luta continua. venceremos