quinta-feira, 22 de outubro de 2009

QUEM MATOU SAMORA?

Quando Eduardo Mondlane morreu em Fevereiro de 1969, eu ainda não tinha vindo ao mundo. Quando vim e fui à escola, aprendi que Mondlane tinha morrido nos escritórios da Frelimo em Tanzania, vítima de explosão duma bomba colocada num livro. Recentemente fiquei a saber que afinal não foi no escritório mas sim na casa duma tal de Betty King. Nunca me perguntei qual das duas versões é verdadeira . Acho que nem sequer quero saber. Sobre quem matou Mondlane também existem muitas versões.
De acordo com o Diário de Zambeze e Canal de Moçambique, Nyelety Mondlane, filha de Eduardo Mondlane e candidata a deputada da Frelimo pelo círculo eleitoral da Zambézia, declarou a dias que foi Urias Simango quem matou Mondlane.
Eu queria ser ingénuo para acreditar que com essa declaração, Nyeleti tinha outro objectivo que não fosse “atacar” Deviz Simango, filho de Urias Simango e candidado do MDM às eleições presidenciais da próxima semana.
Eu queria saber se a Nyeleti tem como provar algo tão como isso.
Eu queria saber quando é que a Nheleti ficou a saber disso e oque fez ou vai fazer para além das declarações em plena campanha eleitoral.
Mas oque mais quero é que caso haja alguém que saiba quem matou Samora não espere assim tanto tempo para me dizer. Não espere ser candidato a deputado. Não espere uma opurtunidade de usar essa informação para manchar seja lá quem for.
Afinal passaram a dias 23 anos que Samora morreu e eu ainda não sei QUEM MATOU SAMORA

7 comentários:

micas disse...

Amigo Nelson,

Não sei quem matou Samora ou se alguém o matou.
Também não sei quem matou Mondlane. Aqui sim, não pode ter sido obra do destino ou do azar ou do que seja.
O que sei é que foi tudo menos ética a tomada de posição da filha de Mondlane.

Se...e repara que eu digo SE, esta senhora sabe ou soube de alguma coisa, não o deve ter sabido só agora durante a campanha eleitoral.

Também não é falando publicamente sobre este assunto que ajuda a esclarecer a verdade.Há orgãos próprios para o efeito.

Infelizmente acho que esta senhora não aprendeu muito com o pai.

Um abraço

Cocktail Molotov disse...

Estou de acordo

Nelson disse...

Amiga, como eu disse no disse no post eu queria acreditar que Nhelety tivesse outros objectivos senão atacar a Daviz mas acabou mostrando que de Mondlane ela só tem o nome e o sangue que lhe corre nas veia ou usando a tuas palavras “esta senhora não aprendeu muito com o pai”

Nelson disse...

Caro Cocktail Molotov, obrigado por teres passado por aqui. Até o dia 28 que nem está longe!

Reflectindo disse...

Não percebo como pessoas que gostariamos respeitar independentemente das suas cores partidárias fazem asneiras.
Estas eleicões foram especiais por isso.
Parece-me que nesta campanha que termina hoje, Dhlakama e Renamo fezeram pelos escândalos, então, houve quem os substituiu.

Nelson disse...

'E gente dessa laia que teremos na casa do povo

Nelson disse...

Na caixinha de recados do meu mundo a Nyeleti deixou ficar o seguinte:
"Olá Nelson, aproveite agora saber como se escreve mesmo o meu nome..NYELETI. Lhe Venha a Nwadjahane, terra natal do Eduardo. Espero que ira encontrar algumas respostas a algumas dúvidas suas. cumprimentos."

Não pude ir à Nwadjahane, mas tenho muitas dúvidas que lá tenham acontecido "grandes revelações"