quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O DIALOGO NOA/MUHATE

Noa Inácio é Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo ISRI; Membro fundador da Associação dos Estudantes Finalitas e Universitários de Moçambique (AEFUM) Pesquisador e Analista de Relações Internacionais; autor do blog PARA ALÉM DO DISCURSO(http://noainacio.blogspot.com) que tem como seu forte assuntos relacionados a Política Internacional. Depois de nos termos lido por algum tempo trocamos de endereço de Email e na Quarta feira achei uma sagem é dirigida à Basilio Muhate autor do RABISCANDO MOÇAMBIQUE(http://basiliomuhate.blogspot.com).
Achei o texto interessante e decidi trazê-lo ao meu(nosso) mundo. Desfrutem-no:


"Podia dizer mais,

Meu caro amigo. Ilustre Basilio Muhate,

Olha sei que tens obrigacao moral de dizer o que estas a dizer e sobretudo obrigacao de caracter.....

Mas vamos aos factos,

Olha eu disse que estava sendo tentado a dizer mais e vou faze-lo aos poucos:

A leitura que me fazes de Cheringoma sinceramente 'e propria de um grupo de jovens que tem recursos de sobra para viverem e enjoyarem neste pa'is, uma leitura tur'istica, pois conheco v'arios distritos deste pa'is, apesar de nao conhecer Cheringoma ou Inhaminga acredito que foste muito "clubista" na leitura do distrito a coisas que ainda carecem de ser feitas e como jovem penso que 'e ai onde deveria ser concetrada a sua leitura; qual 'e o indice de acesso de emprego dos jovens de Inhaminga; como tem sido o acesso ao Fundo de Iniciativas Locais por parte dos Jovens de Inhaminga; Que esforcos tem se desenvolvivido para apoio e insercao escolar das raparigas em Cheringoma,

Meu Caro Basilio Muhate

Hama Thai, Jorge Rebelo, Jacinto Veloso, Ismael Mussa, Guebuza, Graca Machel, etc, etc, estao clamorosamente a espera de cada vez mais intervencoes lucidas por parte de nos os jovens, nao esses ataques mutuos, e discursos afunilados ou perfilados em linhas que acabam nao sendo partidarias apesar de ser essa a intencao, por isso saiba do seguinte.

Contrariamente a ti meu Caro e estimado amigo nao estive em Inhaminga mas apartir de ti quando dizes que cerca de 500 jovens estao reunido e esta tudo calmo 'e porque os que la estao definitivamente nao sao jovens, e fica claro que vai se registar um grande fracasso em Cheringoma.

Basilio,

Varios jovens antes de se iniciar a Conferencia de Cheringoma apareceu nos ecras, jornais a dizerem que se produziu em Chokwe uma grande declaracao que careceu de operacionalizacao. Porque ir desenhar a declaracao ou compromisso de Cheringoma em vez de se tracar estrategias e medidas para operacionalizar a declaracao de Chokwe.

Meu caro

Eu como deves saber faco parte de uma associacao que criou e desenhou um projecto que consiste em levar no periodo de ferias estudantes finalistas e recem graduados aos distritos, acredite, em Cheringoma esta sendo debatido sem a nossa anuencia e sem a nossa presenca o mesmo projecto e analisar o impacto deste nas Comunidades. Ora, se os mentores nao foram convidados, nao estao la para explicar como o projecto foi desenhado e e implementado que tipo de debates esperas.

Amigo Muhate,

De 21 a 23 de Setembro de 2007 em Maputo, no Centro de Conferencias Joaquim Chissano realizou-se a I Conferencia Nacional de Jovens sobre o HIV e SIDA e um dos assuntos de discussao em Cheringoma 'e fazer estudos e da situacao do HIV e SIDA nos jovens. Ora se no ano passado nos discutimos e finalmente produzimos uma Declaracao de compromisso, porque ate hoje o MJD e CNCS como combinado, ainda nao levaram a mesma declaracao para ser disseminada pelo pais, jovns, grupos, musicos, etc. Estao a espera de se criar outro Compromisso em cheringoma e a estoria ir se repetindo sem accoes concreteas.

Muhate

E penoso saber que estiveste em Cheringoma num encontro de jovens mas que 'e liderado, moderado e apresentado pelos Ministros, Vice, Directores Nacionais e Provincias do MJD. Olha se ate no nosso encontro nao nos 'e dado tempo de antena para falarmos e discutirmos activamente e proactivamente falaremos quando.

Meu Caro amigo Basilio Muhate

Podia dizer mais,

Mas prefiro terminar dizendo o seguinte

Se eu, tu, Venancio Mondlane, Gilberto Mendes, Niquice, Cangela, etc, etc, e muitos outros jovens influentes tivermos intervencoes de Estado preocupadas nao com intervencoes e einteresses obscuros mas motivados por conseguirmos o espaco dos jovens, vamos conseguir.

Agora a tua leitura de Cheringoma desapontou-me.


"Por uma Juventude sa e participativa"

PODIA DIZER MAIS"

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Carta à Mariazinha - Imponente e Solitario



"Aconselhado" pele Dr. Serra fui achar no cantinho da Lena Santos THE OLDER I GET THE CLOSER I AM TO BEING ALMOST BEAUTIFULL(http://lenna-santos.blogspot.com esse Rabisci que me provocou saudades da Mariazinha. Desfrutem-no aqui e depois vale a pena dar um pulo para la e deliciar-se de outros lindos e doces poemas.Imagem retirada do cantinho dela.

"Carta à Mariazinha - Imponente e Solitario

Imponente e solitário espero ainda a tua chegada
Jamais apartada de mim
A minha volta apenas ruínas Maria e não sei mais se me reconheceras,
Aceitaras assim


Demarco a minha presença para que tu minha Maria
Me encontres quando me buscares
Vinda de onde vens voltares
Do chão que te consumiu
Sonâmbulo escuto a tua voz ressoar
Tenho medo de não mais te poder consolar
Engolir ao invés de ti o grito frio da escuridão
Enterraram a tua memoria Maria

Solitário espreito o anoitecer

Esquartejaram-me a esperança

Roubaram-te do meu olhar

Levanta Maria, volta para eu te poder salvar... "

domingo, 26 de outubro de 2008

Três meses depois…


Hoje me dei conta que já passaram mais de três mêses desde que deixei a Beira e me ajuntei ao Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa.
Três mêses é um marco perfeito para olhar atrás e avaliar.
O tempo passou depressa que nem deu tempo para “saborear” de forma plena as dolorosas mudanças que inevitavelmente tive que suportar.
O “Meu Mundo” teve um “sift” que me fez acreditar que ia “morrer”.
Aqui devo dizer que foi graças ao leitores, amigos reais e virtuias que fiz atraves dele(Meu mundo) que me vi “obrigado” a mantê-lo vivo.
É que nos primeiros dias apesar de uma vida intensa, rica de “incidentes” interessantes e uma vontade danada de registrar/compartilhar, o tempo não teve piedade de mim. A necessidade de “engrenar” na máquina das “operações” exigia de mim todo tempo disponível e ficava até precisando de algum extra/emprestado. Passei por um periodo de saudades de meus hábitos. Tardes relaxantes no Estoril, papo solto com amigos, sessões do pôr do sol na “Muralha”...
Para trás ficou a possibilidade de revirar a blogosfera como fazia antes. O poço d Poesia quase secou. Apesar da natureza me declamar lindos poemas não sobrava tempo para ecoá-los com palavras próprias.
Enquanto tempo ia passando o meu mundo crescia. Cada pessoa nova que ia conhecendo trazia consigo um mundo novo. Novas amizades, umas forçadas pelo trabalho comum e outras sem esforços nenhum foram surgindo acrescentando um pouco de mim.
Conflitos não faltaram, desentendimentos afinal estamos a falar de seres humanos com todas as sua complexidades.
Bem lá se foi um “estação” e pela frente resta uma vida.
O meu mundo vai continuar crescendo.

LIONS OF CHITENGO


Aqui vai a rapaziada do Chitengo. Passamos para as meias finais da taça que estamos disputando a nivel do distrito da Gorongosa depois de uma victoria dolorosa ontem diante da equipa da saude. Depois dos 90 minutos sem abertura de contagens fomos as penalidades e o nosso keeper, heroio da partida nos defendeu dois penaltys. Pela semana nos espera mais um jogo que com certeza vai ser bem dificil mas como disse o Reflectindo "Leões são reis da selva e como tal vencem sempre. Chitengo tem que vencer!
os leões sempre ganham"

sábado, 25 de outubro de 2008

DOCHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha VII


Mariazinha, depois de muito tempo em silêncio, escrevo-te nesse Outubro que tem tudo de importante. Devo-te lembra que se trata do Outubro da nossa Paz. Paz que está por um fio pois segundo Dhlakama depende da sua boa disposição. No dia em que acordar mal disposto a Paz já era.
Outubro dos aniversário de morte. Em 17 celebrou o de André Matsangaissa. Herói para uns e bandido para outros foi o primeiro comandante da Renamo. Já se disse por ai que tinha sido ele a içar a bandeira de Moçambique na ceremónia da independência oque depois veio a ser desmentido. Eu não estive lá não sei em quem acreditar pois em falando de história os “donos” nos lançam muita areia nos olhos. Só para ilustrar, Dhlakama está escrevendo a da Renamo e diz que só ele a conhece. Este ano se inagorou uma praça que leva seu nome lá na cidade da Beira. Irónico Mariazinha a praça foi inaugorada por Deviz Simango que como sabes foi expulso da Renamo. Os “outros” estavam muito ocupados demais com agendas eleitorais para estarem presentes numa cerimónia de tão grande vulto se termos em conta que, a não ser que eu esteja errado, nunca se dedicou uma praça à Matsangaíssa ou qualquer outro renamista.
Em 19 celebrou-se o de Samora. Mariazinha, 22 anos depois ainda estão por esclarecer as verdadeiras causas da morte. Enquanto a verdade demora chegar, cada um vai criando a sua. Os discursos bonitos continuam. Mariazinha falando de Samora alguém escreveu que a melhor forma de lhe homenagear seria seguir-lhe o exemplo, disse ainda que se Samora fosse vivo muitos dos nossos actuais dirigentes estariam encarcerrados. Mas Samora está morto e morto com ele está o projecto que tinha para Moçambique. Morta está a integridade nos dirigentes enfim.
Os tempos mudaram.
Mariazinha se aproximam e como, as eleições munincipais e pelos munincípios a coisa vai ai rubro. As acusações mútuas continuam como sempre acontece por estas épocas mas o mais grave é oque continua se passando com a Renamo. Olha que tudo sta se fazendo lá na minha Beira para que Deviz Simango não concorra. Depois de expulsá-lo, uma onda de acusações tem vindo a ser desencadeada. Há quem acha Mariazinha que a Renamo está cavando sua própria sepultura. Que ao atingir a Deviz está se atingindo a se mesma. Eu tenho estado a me questionar da seriedade dessa Renamo. De uns tempos para cá ela está se revelando um verdadeiro bando de “fofoqueiros” inventores de histórias. Não ‘e que o líder continua se chamando “pai da democracia” e ao mesmo tempo ditador “salvador da Paz”.
Mariazinha tempos engraçados, tempos inéditos esses que vivemos nesse nosso Moçambique.
Daqui de Chitengo um fim de semana “cheio”. Chega hoje uma malta bem importante da USAID que andou pondo uma mola nos vários projectos do PNG e está na hora de ver se valeu apena. A casa esta agitada, mas bonita e tudo arrumadinho. Eu e os outros “leões”, lembras-te que a nossa team se chama “ Leões de Chitengo”, vamos a vila. Estamos disputando uma taça distrital.
Bem vou ficar por aqui Mariazinha.
Um abraço forte

sábado, 11 de outubro de 2008

CARTA PARA OS TRAVESTIS


Do "carta e verso" cantinho do I.R encontrei mais uma carta que decidi trazer ao Meu Mundo.

"Carta para os travestis
Buenos Aires, 26 de julho de 2008.

Prezados Travestis,

Antes de mais nada, acho que devo lhes dizer que a condição de vocês não me importa. Para que não haja dúvida, não me importa se você dá ou come, e que me perdoem os olhos sensíveis que lêem esta carta.

Sabemos que a maioria de vocês vai parar no mundo da prostituição. Por que será? Ou a sociedade realmente não dá trabalho aos travestis, ou tá cheio de machão que curte uma mulher ovinho Kinder, aquele que vem com surpresa. Tá certo, me desculpem a piada sem graça, fácil e inevitável.

Na minha maior e total ignorância, não sei o que é o travestismo. São homens, são mulheres, são homens que querem ser mulheres, são homens que se vestem de mulheres, agem como mulheres, mas têm pomo-de-adão? Não sei... e, para dizer a verdade, não me importa muito saber.

Apesar de achar um pouco estranho que um homem se vista de mulher e saia por aí em cima de plataformas altíssimas e usando shortinhos e tops, eu não tenho nada a ver com isso. Cada um é feliz como pode. E se vocês, travestis, vão parar no mundo da prostituição, não sejamos hipócritas... se há oferta é porque há demanda. E ponto final.

O que me intriga não tem nada a ver com questões morais ou sociais ou de caráter psicológico. Não sou psicanalista, não sou sociólogo, nem padre, pastor, nem consumidor, gostaria de esclarecer... sem preconceito.
O que me intriga é pensar naqueles postos de gasolina de beira de estrada, aqueles especializados no público caminhoneiro. O que me intriga são as rodoviárias, as pizzarias, os McDonald's, os institutos de idiomas, as universidades, etc., especificamente os seus banheiros.

Sim, os seus banheiros me intrigam, e a única pergunta que eu faço é se vocês, travestis, vão ao banheiro masculino ou feminino desses lugares? Vocês são “mulheres” que fazem xixi em pé? Vocês são homens que vão ao banheiro em dupla para retocar a maquiagem?

O banheiro, e isso é motivo para outra carta, nos diferencia, homens e mulheres. E para vocês, travestis, o banheiro é uma síntese ou é apenas um lugar que causa mais confusão ao que já é confuso?

Sem mais, os saúda,

I.R."