quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O DIALOGO NOA/MUHATE

Noa Inácio é Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo ISRI; Membro fundador da Associação dos Estudantes Finalitas e Universitários de Moçambique (AEFUM) Pesquisador e Analista de Relações Internacionais; autor do blog PARA ALÉM DO DISCURSO(http://noainacio.blogspot.com) que tem como seu forte assuntos relacionados a Política Internacional. Depois de nos termos lido por algum tempo trocamos de endereço de Email e na Quarta feira achei uma sagem é dirigida à Basilio Muhate autor do RABISCANDO MOÇAMBIQUE(http://basiliomuhate.blogspot.com).
Achei o texto interessante e decidi trazê-lo ao meu(nosso) mundo. Desfrutem-no:


"Podia dizer mais,

Meu caro amigo. Ilustre Basilio Muhate,

Olha sei que tens obrigacao moral de dizer o que estas a dizer e sobretudo obrigacao de caracter.....

Mas vamos aos factos,

Olha eu disse que estava sendo tentado a dizer mais e vou faze-lo aos poucos:

A leitura que me fazes de Cheringoma sinceramente 'e propria de um grupo de jovens que tem recursos de sobra para viverem e enjoyarem neste pa'is, uma leitura tur'istica, pois conheco v'arios distritos deste pa'is, apesar de nao conhecer Cheringoma ou Inhaminga acredito que foste muito "clubista" na leitura do distrito a coisas que ainda carecem de ser feitas e como jovem penso que 'e ai onde deveria ser concetrada a sua leitura; qual 'e o indice de acesso de emprego dos jovens de Inhaminga; como tem sido o acesso ao Fundo de Iniciativas Locais por parte dos Jovens de Inhaminga; Que esforcos tem se desenvolvivido para apoio e insercao escolar das raparigas em Cheringoma,

Meu Caro Basilio Muhate

Hama Thai, Jorge Rebelo, Jacinto Veloso, Ismael Mussa, Guebuza, Graca Machel, etc, etc, estao clamorosamente a espera de cada vez mais intervencoes lucidas por parte de nos os jovens, nao esses ataques mutuos, e discursos afunilados ou perfilados em linhas que acabam nao sendo partidarias apesar de ser essa a intencao, por isso saiba do seguinte.

Contrariamente a ti meu Caro e estimado amigo nao estive em Inhaminga mas apartir de ti quando dizes que cerca de 500 jovens estao reunido e esta tudo calmo 'e porque os que la estao definitivamente nao sao jovens, e fica claro que vai se registar um grande fracasso em Cheringoma.

Basilio,

Varios jovens antes de se iniciar a Conferencia de Cheringoma apareceu nos ecras, jornais a dizerem que se produziu em Chokwe uma grande declaracao que careceu de operacionalizacao. Porque ir desenhar a declaracao ou compromisso de Cheringoma em vez de se tracar estrategias e medidas para operacionalizar a declaracao de Chokwe.

Meu caro

Eu como deves saber faco parte de uma associacao que criou e desenhou um projecto que consiste em levar no periodo de ferias estudantes finalistas e recem graduados aos distritos, acredite, em Cheringoma esta sendo debatido sem a nossa anuencia e sem a nossa presenca o mesmo projecto e analisar o impacto deste nas Comunidades. Ora, se os mentores nao foram convidados, nao estao la para explicar como o projecto foi desenhado e e implementado que tipo de debates esperas.

Amigo Muhate,

De 21 a 23 de Setembro de 2007 em Maputo, no Centro de Conferencias Joaquim Chissano realizou-se a I Conferencia Nacional de Jovens sobre o HIV e SIDA e um dos assuntos de discussao em Cheringoma 'e fazer estudos e da situacao do HIV e SIDA nos jovens. Ora se no ano passado nos discutimos e finalmente produzimos uma Declaracao de compromisso, porque ate hoje o MJD e CNCS como combinado, ainda nao levaram a mesma declaracao para ser disseminada pelo pais, jovns, grupos, musicos, etc. Estao a espera de se criar outro Compromisso em cheringoma e a estoria ir se repetindo sem accoes concreteas.

Muhate

E penoso saber que estiveste em Cheringoma num encontro de jovens mas que 'e liderado, moderado e apresentado pelos Ministros, Vice, Directores Nacionais e Provincias do MJD. Olha se ate no nosso encontro nao nos 'e dado tempo de antena para falarmos e discutirmos activamente e proactivamente falaremos quando.

Meu Caro amigo Basilio Muhate

Podia dizer mais,

Mas prefiro terminar dizendo o seguinte

Se eu, tu, Venancio Mondlane, Gilberto Mendes, Niquice, Cangela, etc, etc, e muitos outros jovens influentes tivermos intervencoes de Estado preocupadas nao com intervencoes e einteresses obscuros mas motivados por conseguirmos o espaco dos jovens, vamos conseguir.

Agora a tua leitura de Cheringoma desapontou-me.


"Por uma Juventude sa e participativa"

PODIA DIZER MAIS"

1 comentário:

Reflectindo disse...

Acho serem boas observacoes estas que Noa. Sao destas coisas que eu considero de democracia de faz de conta.

Reunir 500 jovens para receberem ordens dos velhos nao se pode denominar por Conferência da Juventude. E no pior é serem alguns jovens que elogiam esse procedimento. Mas que fazer! muitos estao determinados em serem "escravos" dos velhos em defesa de benesses.