sábado, 25 de outubro de 2008

DOCHITENGO ONDE MORO: Carta Para Mariazinha VII


Mariazinha, depois de muito tempo em silêncio, escrevo-te nesse Outubro que tem tudo de importante. Devo-te lembra que se trata do Outubro da nossa Paz. Paz que está por um fio pois segundo Dhlakama depende da sua boa disposição. No dia em que acordar mal disposto a Paz já era.
Outubro dos aniversário de morte. Em 17 celebrou o de André Matsangaissa. Herói para uns e bandido para outros foi o primeiro comandante da Renamo. Já se disse por ai que tinha sido ele a içar a bandeira de Moçambique na ceremónia da independência oque depois veio a ser desmentido. Eu não estive lá não sei em quem acreditar pois em falando de história os “donos” nos lançam muita areia nos olhos. Só para ilustrar, Dhlakama está escrevendo a da Renamo e diz que só ele a conhece. Este ano se inagorou uma praça que leva seu nome lá na cidade da Beira. Irónico Mariazinha a praça foi inaugorada por Deviz Simango que como sabes foi expulso da Renamo. Os “outros” estavam muito ocupados demais com agendas eleitorais para estarem presentes numa cerimónia de tão grande vulto se termos em conta que, a não ser que eu esteja errado, nunca se dedicou uma praça à Matsangaíssa ou qualquer outro renamista.
Em 19 celebrou-se o de Samora. Mariazinha, 22 anos depois ainda estão por esclarecer as verdadeiras causas da morte. Enquanto a verdade demora chegar, cada um vai criando a sua. Os discursos bonitos continuam. Mariazinha falando de Samora alguém escreveu que a melhor forma de lhe homenagear seria seguir-lhe o exemplo, disse ainda que se Samora fosse vivo muitos dos nossos actuais dirigentes estariam encarcerrados. Mas Samora está morto e morto com ele está o projecto que tinha para Moçambique. Morta está a integridade nos dirigentes enfim.
Os tempos mudaram.
Mariazinha se aproximam e como, as eleições munincipais e pelos munincípios a coisa vai ai rubro. As acusações mútuas continuam como sempre acontece por estas épocas mas o mais grave é oque continua se passando com a Renamo. Olha que tudo sta se fazendo lá na minha Beira para que Deviz Simango não concorra. Depois de expulsá-lo, uma onda de acusações tem vindo a ser desencadeada. Há quem acha Mariazinha que a Renamo está cavando sua própria sepultura. Que ao atingir a Deviz está se atingindo a se mesma. Eu tenho estado a me questionar da seriedade dessa Renamo. De uns tempos para cá ela está se revelando um verdadeiro bando de “fofoqueiros” inventores de histórias. Não ‘e que o líder continua se chamando “pai da democracia” e ao mesmo tempo ditador “salvador da Paz”.
Mariazinha tempos engraçados, tempos inéditos esses que vivemos nesse nosso Moçambique.
Daqui de Chitengo um fim de semana “cheio”. Chega hoje uma malta bem importante da USAID que andou pondo uma mola nos vários projectos do PNG e está na hora de ver se valeu apena. A casa esta agitada, mas bonita e tudo arrumadinho. Eu e os outros “leões”, lembras-te que a nossa team se chama “ Leões de Chitengo”, vamos a vila. Estamos disputando uma taça distrital.
Bem vou ficar por aqui Mariazinha.
Um abraço forte

5 comentários:

Reflectindo disse...

Oi Nelson! Obrigado por nos lembrar que gostamos de te ler.

A coisa está quente aí na Beira, mas seja como for a Beira mostrou e mostra ser o centro político razão para propôr a transferência da Assembleia da República para Chiveve.

Estou aprendendo a reconstruir a história da Frelimo e Renamo com o que se passa na Beira e sobretudo a perseguicão a Daviz Simango. Afinal todos os mortos com alegacão disto e aquilo, é porque eram "thinkers". Esta a razão de ninguém lá da Pereira Lagos nos fala do crime de Urias Simango, Celina, padre Guengere, entre muitos.

Quanto à história a ser escrita por Afonso Dhlakama, só me faz rir. Mas acima de tudo, uma história verdadeira é escrita por historiadores e não "políticos". Até hoje temos história deturpada porque ela é escrita por políticos que só nos contam dos seus interesses. Aliás, Dhlakama engana-se que a Renamo se fortalece com a falsificacão da história, isto é, com o passado que a projecão do futuro.

E quanto à morte de Samora, penso que devia-se denunciar os supostos assassinos ou encerrar-se o assunto considerando-se de um acidente natural. Não é bom que se continue a fazer o que está se fazendo na Rua Pereira Lagos.

Leões são reis da selva e como tal vencem sempre. Chitengo tem que vencer!

Abraco

Nelson disse...

Oh Reflectindo obrigado pela visita e pelo comentario.
Os leoes ganharam sim. Foi uma victoria sofrida que so foi conseguina na marcacao de grandes penalidades depois dum empate a zero golos. O heroi foi o nosso keeper que teve a proeza de defender dois.

micas disse...

Que bom saber-te de volta! que bom saber que a tua ausência se deve ao muito trabalho que tens.Que bom sinal esse.

Pena estares tanto tempo sem ir à Beira.Fico sem saber as novidades mais fresquinhas.Sabes, embora tenha nascido em Maputo a minha verdadeira terra é Moma e logo de seguida a Beira.Moma porque foi lá que aprendi a verdadeira essência de Moçambique, Beira porque viu esta tua amiga passar de muana a mulher. Hum....Moma...hum Beira.Terras dos meus encantos, dos meus amores.

Mais uma vez e porque tento ser coerente comigo própra não vou comentar política.Estou longe demais( só fisicamente) para ter a certeza que estou na posse de todos os dados para poder fazer uma análise correcta.

No entanto a minha simpatia continua com Deviz. Como já disse noutro espaço, talvez que quem anda a tentar colocar pedras no seu caminho esteja a dar um tiro certeiro no próprio pé. O futuro o dirá!

Força Deviz.Força, oh gente do Chiveve. Força Nelson e viva o que se está a fazer na Gorongoza.

Bem hajam a todos que de alma e coração estão empenhados em tão árdua tarefa.

Um abraço amigo e......silêncio a mais é mau, sabias?

Reflectindo disse...

Parabéns pela vitória.

Nelson disse...

Brigada gente boa. Uma boa semana de trabalho para todos...