sábado, 11 de outubro de 2008

CARTA PARA OS TRAVESTIS


Do "carta e verso" cantinho do I.R encontrei mais uma carta que decidi trazer ao Meu Mundo.

"Carta para os travestis
Buenos Aires, 26 de julho de 2008.

Prezados Travestis,

Antes de mais nada, acho que devo lhes dizer que a condição de vocês não me importa. Para que não haja dúvida, não me importa se você dá ou come, e que me perdoem os olhos sensíveis que lêem esta carta.

Sabemos que a maioria de vocês vai parar no mundo da prostituição. Por que será? Ou a sociedade realmente não dá trabalho aos travestis, ou tá cheio de machão que curte uma mulher ovinho Kinder, aquele que vem com surpresa. Tá certo, me desculpem a piada sem graça, fácil e inevitável.

Na minha maior e total ignorância, não sei o que é o travestismo. São homens, são mulheres, são homens que querem ser mulheres, são homens que se vestem de mulheres, agem como mulheres, mas têm pomo-de-adão? Não sei... e, para dizer a verdade, não me importa muito saber.

Apesar de achar um pouco estranho que um homem se vista de mulher e saia por aí em cima de plataformas altíssimas e usando shortinhos e tops, eu não tenho nada a ver com isso. Cada um é feliz como pode. E se vocês, travestis, vão parar no mundo da prostituição, não sejamos hipócritas... se há oferta é porque há demanda. E ponto final.

O que me intriga não tem nada a ver com questões morais ou sociais ou de caráter psicológico. Não sou psicanalista, não sou sociólogo, nem padre, pastor, nem consumidor, gostaria de esclarecer... sem preconceito.
O que me intriga é pensar naqueles postos de gasolina de beira de estrada, aqueles especializados no público caminhoneiro. O que me intriga são as rodoviárias, as pizzarias, os McDonald's, os institutos de idiomas, as universidades, etc., especificamente os seus banheiros.

Sim, os seus banheiros me intrigam, e a única pergunta que eu faço é se vocês, travestis, vão ao banheiro masculino ou feminino desses lugares? Vocês são “mulheres” que fazem xixi em pé? Vocês são homens que vão ao banheiro em dupla para retocar a maquiagem?

O banheiro, e isso é motivo para outra carta, nos diferencia, homens e mulheres. E para vocês, travestis, o banheiro é uma síntese ou é apenas um lugar que causa mais confusão ao que já é confuso?

Sem mais, os saúda,

I.R."

2 comentários:

Magus DeLirio disse...

Caro Nelson.

Tenho lido os teus blogs e os acho bastante interressantes, principalmente o ªPerguntas para Deusª. Infelizmente sao poucas as oportunidades q tive de comentar.


Sobre os Travestis e gays ja travei um debate renhido la no meu blog, se te restar um tempinho de uma olhadela e veras a minha opiniao sobre o assunto, que em nada diverge com a do autor desta carta. Adorei o Provérbios 27:17.

Tamusjuntus

Jah Bless

Nelson disse...

Obrigado pela visita. Fazia muito tempo que nao me cruzava contigo. Passe bem