segunda-feira, 21 de março de 2011

UM OUTRO MOÇAMBIQUE È POSSÍVEL

“A hora de consertar o telhado é quando o Sol esta brilhando” (John F. Kennedy)

 Hoje me cruzei com o blog do meu amigo dos tempos da escola, Adelson Rafael. Com um título bastante “sugestivo” , no UM OUTRO MOÇAMBIQUE É POSSÍVEL, Adelson pretende “disponibilizar ideias e opniões” coisa que na verdade já vem fazendo e bem, atravês de sua participação em programas de televisão e artigos de análise, publicados no jornal O País. De acordo com o “head” do blog, Adelson acredita num Moçambique diferente do que temos hoje, esse que vamos "empurando com a bariga" como dizem os brazileiros, e se parássemos por ai ficávamos sem saber a que esse jovem realmente se refere quando fala de “outro Moçambique”. Para quem tenha essa pergunta A delson responde: “um Moçambique mais justo socialmente e menos desigual”.
Para ele esse Moçambique é possível e requere de cada um de nós, o “ assumir a responsabilidade de ajudar a criá-lo” pois “O mundo em que vivemos hoje é o resultado da nossa consciência colectiva”.
Um Moçambique onde os Moçambicanos são verdadeiramente livres de expressarem oque lhes vai na alma, sem medo de correrem o risco de ser “etiquetado” de seja lá oque for, ou de que grupo pertencer. Onde se estabeleça uma diferença mais clara possível entre adversário político/ideológico e inimigo por abater. Um Moçambique onde mesmo com as eternas dificuldades materiais, as instituições sejam sérias e credíveis. Onde a justiça funcione e por via disso, ninguém esteja acima da lei. Um Moçambique com opurtunidades criadas para todos de modo que a riqueza que tanto se apregoa não seja detida por um punhado de Moçambicanos enquanto que a maioria vai passando o qotidiano na penúria. Um Moçambique onde os ricos o seja claramente por trabalho árduo e honesnto a ponto de nunca se poder relacionar-lhes com práticas corruptas, tráfico de drogas entre outros males. Bem, em suma, um Moçambique melhor para muitos, melhor para todos.
Numa altura em que ainda “sopram ventos do nortes” gerados segundo alguns analistas, por desigualdades sociais,numa altura em que ainda procuramos digerir o escándalo do Conselho Constitucional que levou à demissão o seu presidente, e temos frescas na memória, um sem números de outros casos incríveis de “mã conduta” por partes de gente que defende uma moral apenas em discursos um “outro Moçambique” se torna cada vez mais urgente e a participação de cada Moçambicano, indispensável. Adelson vai dando sua, que cada um assuma a responsabilidade.

2 comentários:

Reflectindo disse...

Adelson está de parabéns. Sempre o li lá no O País online e alguns artigos dele publiquei no Reflectindo.

Um abraco

Nelson disse...

Oi Ref, bom te ver por aqui. Eu também gosto muito de ler o Adelson e ver-lhe/ouvir-lhe na Tv. o camarada tem um raciocínio muito aguçado. Ele é uma especie de amigo de infância, estivemos nas mesmas turmas em 2 anos na 25 de Setembro em Quelimane e temos muito boas recordações dos tempos da escola.