segunda-feira, 30 de agosto de 2010

De René para tia Mariazinha

Meu pai tem muitos amigos. Alguns são tão distantes que só os conhece da telinha mas mesmo assim fala tão bem deles, que dá vontade de “conhecê-los de verdade”.
Não passam muitos dias, me falou de si tia Mariazinha, falou de tal maneira que fiquei morrendo de vontade de te falar. Vou-me apresentar porque um pouquinho chato falar com desconhecidos.
Decidiram que eu fosse chamado René Tafadzwa Livingston. Um nome que foi dificil escolher. Um dia te explico o significado deles.
Vim ao mundo na madrugada de 22 de Julho. Depois de longos mêses no ventre da mamã, achei que tinha chegado a hora de conhecer o “outro lado” das coisas. Dia 22 era perfeito porque o papi não estaria em casa. Tinha que ir a cidade para cuidar da saúde. Não sei se te contaram mas meu pai sofreu um terrível acidente em Maio e ficou com a perna direita fracturada. Deve ser por isso que andou meio raro. Depois do pior(três semanas internado) ter passado, voltou à casa rigorosamente engessado e ia mensalmente à cidade para controlar a perna. Foi numa dessas idas que aproveitei vir. Não quis eu que com a perna engessada meu pai ainda tivesse que passar pela chata espera que os pais tem que suportar antes dos filhos virem ao mundo. Dizem que essa espera se torna mais dificil quando se trata de primeiro filho como era o caso do meu papi. A mamã disse-me depois que não fui tão "complicado" como ela esperava.Em relativamente curto tempo eu ja estava ai.
Na tarde do dia 22 eu e o "velho" vimo-nos pela primeira vez. Eramos como dois estranho mas perfeitamente conhecidos um do outro. Uma sensação estranha. Iniciamos logo o primeiro contacto. Conversamos grande parte da noite já eu ainda não tinha sono e levaria tempo a me adaptar a nova realidade especialmente no que tange aos horários e o papi estava como que enfeitiçado. Pelo cansço da viagem esperava-se que fosse logo se deitar mas me segurou nos braços e com um olhar de quem não sabe oque dizer, não se cansava de me observar.
Os dias que se seguiram foram de adaptação para todos. Acho que serão eternos. Estamos todos aprendendo. Eu a ser o filho deles e eles a serem meus pais. Chegou a hora de porem em prática toda teoria que aprenderam.
Bem, eu tenho certeza que voltarei a escrever e a falar um pouco mais de mim e da minha relação com os meus paise naturalmente a querer saber um pouco mais de ti.
Até lá deixa-me dar-te um forte abraço.

René T. Livingston
P.S: Tenho consciência da necessidade de te mandar uma foto. Prometo fazer isso. Vou pedir ao cota o seu endereço electrónico e te mando o meu rostinho

10 comentários:

Reflectindo disse...

René, bem vindo a este outro lado das coisas. Na segunda semana de Julho passei por essa cidade como um passarinho. Poisei para descansar um pouco de tanto cansaco e depois avancei.
Quero acreditar que o papi está melhor agora.

Um abraco para ti e cumprimentos para o papi!

Ximbitane disse...

Lindo! Afinal o meu sobrinho aprontou essa? Kakakakaka, so um Livingston! Força ai mano, "dificuldades são degraus que nos levam aonde queremos chegar". Acredita!

Nelson disse...

Bota aprontar nisso mana! O gatoto, em conivência com a mãe, soube fazer as coisas no secretismo. Contaram-me que o dia terminou normalmente. Por volta das zero quando todo mundo já dormia decidiram que tinha chegado a hora. Por volta das quatro os menino já “perguntava pelo pai”.
"dificuldades são degraus que nos levam aonde queremos chegar". Gostei dessa. Muito encorajadora

Nelson disse...

Oi tio Reflectindo.
O papi vai gatinhando. Revivendo as limitações de criança. Acho que isso o ajudará a entender as minhas.Na segunda semana de Julho eu estava prontinho para vir. Da proxima que vier por essas bandas e não procurar me ver pode ter certeza que me zango consigo.

micas disse...

Meu querido sobrinho Rene,

Desculpa de só agora te dar as boas vindas a este mundo. Anda meio feio o mundo...mas acredito que tu e outros amiguinhos teus farão a diferença.Sei que o papi te vai ensinar a ser um homem com um H muito grande e tu vais fazer a diferença daqui a uns aninhos.

Vais ver que o papi logo logo deixa de gatinhar.Sim, porque eu sei que vais querer que ele jogue à bola contigo, ao berlinde...

Meu Rene, vou ficar à espera que o papi te tire uma foto e me envie.

Ah! e sei que vamos ser muito amigos.Tu e eu. Tanto quanto sou do teu papi.

Beijinhos grandes para ti, papi e mamy

Nelson disse...

Bigada Micas. Bom final de semana

micas disse...

Bom dia bebé

A tia anda um pouco cansada por isso estes meus atrasos em escrever, mas eu sei que és bom menino e vais desculpar-me.

Só te quero dizer que és LINDO! Que o teu papi deve estar todo babado contigo.

Beijinhos grandes nas tuas bochechas lindas.

Upps! um obrigada ao papi pela tua foto

Nelson disse...

Oh Micas, eu vivia endividado enquanto não te mandava a foto do menino. Ai se estou babado, nem fala amiga.

Jorge Saiete disse...

René meu jovem, benvindo

veja que só agora me apercebi da tua chegada, sorry menino. Não o fiz propositadamente, o corre-corre da vida é que não ajuda. Mas como chegaste ao mundo vais perceber e logo compreenderás porquê ando tão apertado.

Em outubro estarei no Xiveve, com alguma sorte podemos nos cruzar numa das avenidas, eu sei que voces os mais novos não "gramam" nada de viver no "mato" de Chitengo como o teu Papi. Então, tamos combinados, encontramo-nos Xiveve em Outubro. Abraço para ti e a mamae.

Nelson disse...

Obrigado Saiete.